16/02/2022 às 18h03min - Atualizada em 16/02/2022 às 18h03min

Depressão atinge 5% da população mundial, diz estudo; veja os sintomas

Os pesquisadores defendem uma mudança no padrão de combate à doença e um trabalho conjunto entre governos, cientistas e trabalhadores da saúde.

Redação
A depressão atinge 5% da população mundial, segundo um artigo científico publicado na revista The Lancet produzido pela Comissão da Associação Psiquiátrica Mundial, que conta com 25 especialistas de 11 países, incluindo o Brasil. Os pesquisadores defendem uma mudança no padrão de combate à doença e um trabalho conjunto entre governos, cientistas e trabalhadores da saúde.
 
Os países desenvolvidos socioeconomicamente contam com metade da população depressiva sem diagnósticos ou tratamentos, número que aumenta entre 80% e 90% em nações de baixa e média renda, como o Brasil. O resultado, segundo os cientistas, reflete falhas e omissões das políticas públicas de saúde.
 
“A depressão é uma crise de saúde global que exige respostas em vários níveis. Investir na redução da depressão dará a milhões de pessoas a chance de se tornarem membros mais saudáveis, felizes e produtivas da sociedade, ajudarão a fortalecer as economias e promoverão os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, afirmou a presidente da Comissão, Helen Herrman, da Universidade de Melboune, na Austrália.
 
“Tratamentos psicossociais e médicos eficazes são de difícil acesso, enquanto altos níveis de estigma ainda impedem muitas pessoas, incluindo a alta proporção de adolescentes e jovens em risco ou vivenciando depressão, de buscar a ajuda necessária para ter uma vida saudável e produtiva”, escreveu Christian Kieling, copresidente da Comissão e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em comunicado.
 
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica caracterizada por um forte sentimento de desesperança. Identificar os sintomas e procurar ajuda médica é essencial ao tratamento da doença, que tem cura. É importante também distinguir a tristeza patológica da que é provocada por situações corriqueiras, como um luto ou a perda de emprego, por exemplos.
 
A depressão é provocada por uma disfunção bioquímica no cérebro, por influência genética ou contextos sociais e pode vir à tona com gatilhos como traumas, estresse físico e psicológico, doenças sistêmicas, consumo de drogas e até medicamentos.
 
Pessoas com depressão podem buscar ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV) 24h por dia pelo telefone 188.
 
Veja os sintomas da depressão:
  • Alteração da libido;
  • Baixa autoestima;
  • Alteração de peso (ganho ou perda) involuntário;
  • Distúrbio de sono: insônia ou sonolência excessiva;
  • Fadiga, perda de energia e falta de vontade;
  • Problemas psicomotores: apatia ou agitação;
  • Dificuldade de concentração;
  • Disfunção hormonal;
  • Irritabilidade;
  • Dores no corpo e de cabeça;
  • Culpa excessiva e tristeza;
  • Ideias suicidas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp