07/02/2022 às 19h24min - Atualizada em 07/02/2022 às 19h24min

Carrefour é condenado em R$ 300 mil por suicídio de funcionária

A empresa francesa, gigante do varejo mundial, também deve publicar a decisão judicial por um mês em todos os supermercados do departamento francês de Puy-de-Dôme.

Redação
A justiça francesa condenou nesta segunda-feira (7) a multinacional Carrefour a uma multa de 50 mil euros (cerca de R$ 300 mil) por "homicídio involuntário", após o suicídio de uma funcionária no centro do país em 2017.
 
O tribunal penal de Clermont-Ferrand também condenou um gerente a quatro meses de prisão sob sursis por "assédio moral" e "homicídio involuntário", mas absolveu o diretor da loja acusada.
 
A empresa francesa, gigante do varejo mundial, também deve publicar a decisão judicial por um mês em todos os supermercados do departamento francês de Puy-de-Dôme. A pena é inferior à solicitada pelo Ministério Público, que havia pedido na audiência de 27 de janeiro uma multa de 100 mil euros para o Carrefour e seis meses de prisão sob sursis para o gerente.
 
“O objetivo era conseguir uma condenação, mas há um crime de colarinho branco que causa a morte de um funcionária e é condenado a uma multa de 50 mil euros, uma trivialidade”, lamentou Clémence Marcelot, advogado da família da vítima.
 
Durante a audiência, a defesa havia pedido a absolvição.
 
Em 3 de abril de 2017, Viviane Monier, de 46 anos, cometeu suicídio em Vollore-Ville. Em carta manuscrita, essa trabalhadora há 27 anos da loja Carrefour em Thiers apontou seu ambiente de trabalho e o assédio moral do qual afirma ser vítima.
 
Em outra decisão judicial, que condenou em novembro a empresa por uma “culpa imperdoável”, é descrito um clima “muito ruim” na loja Thiers “há anos”, com situações de “favoritismo” e “retaliação” contra os funcionários.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp