31/01/2022 às 12h29min - Atualizada em 31/01/2022 às 12h29min

Franco da Rocha – SP está sob alerta para abertura de comportas de represa do sistema Cantareira

Abertura de comportas garante segurança das barragens e da população. Chuvas deixaram cinco mortos na cidade.

Redação
A represa Paiva Castro, a menor do sistema Cantareira, localizada entre os municípios de Franco da Rocha – SP e Mairiporã – SP, está sob alerta para abertura de comportas. Segundo boletim técnico da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na manhã desta segunda-feira (31) a represa atingiu 81,6% de sua capacidade operacional.
 
No domingo (30) à noite, a Prefeitura de Franco da Rocha já havia emitido um alerta máximo para “risco iminente de abertura das comportas”. Até então, a represa estava com 78,7% de seu volume preenchido, entrando na zona limite da cota de segurança para retenção de água no local.
 
Abertura de comportas
As comportas funcionam como mecanismos que permitem o controle do escoamento de água das represas quando necessário, ou seja, em caso dos níveis operacionais serem ultrapassados.
 
De acordo com o Governo de São Paulo, o procedimento de abertura das comportas é uma medida para garantir a segurança da barragem e da população.
 
Para diminuir os níveis da represa Paiva Castro, a Sabesp disse que aumentou a retirada de água para a estação de tratamento do Guaraú. A companhia também afirmou que “mantém um plano de contingência junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para acompanhamento e controle dos níveis de segurança”.
 
Em 2016, o nível de água na represa Paiva Castro atingiu 745,50 metros, levando a operação de abertura das comportas e o despejo de 10 m3/s (metros cúbicos por segundo) de líquido no Rio Juquery. O mesmo método foi adotado nos anos de 1987 e 2011.
 
Deslizamento em Franco da Rocha
Com o temporal que caiu sobre Franco da Rocha ao longo deste final de semana, o Rio Juquery e o Ribeirão Eusébio transbordaram, deixando a área central do município alagada. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros precisaram utilizar botes para resgatar moradores da região na manhã de domingo.
 
Por volta das 7h, ocorreu um desmoronamento na rua São Carlos, no bairro Parque Paulista, resultando em ao menos cinco mortes. Segundo o prefeito Nivaldo Santos (PTB), o local, que fica na divisa com Francisco Morato, não estava classificado como região de alto risco.
 
De acordo com a gestão municipal, as equipes de resgate permanecem mobilizadas para encontrar as vítimas do deslizamento. Mais de 11 pessoas permanecem desaparecidas na manhã desta segunda-feira.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp