24/12/2021 às 10h26min - Atualizada em 24/12/2021 às 10h26min

Número de sem-teto vivendo nas ruas “explodiu” em São Paulo – SP, diz jornal francês La Croix

Número de pessoas vivendo em situação de rua na capital paulista “explodiu nos últimos meses” e já é três vezes maior do que em 2019, diz o periódico francês.

Redação
O site do jornal La Croix publicou nesta quarta-feira (23) uma reportagem sobre o aumento de pessoas vivendo em situação de rua em São Paulo – SP, afetados pela difícil situação econômica do Brasil.  O número “explodiu nos últimos meses” e já é três vezes maior do que em 2019.
 
A correspondente do jornal em São Paulo, Marie Naudacher, participou de um dos jantares de Natal oferecidos pela ONG SP Invisível em dezembro, na capital paulista.
 
O objetivo da organização é dar visibilidade aos precários, diz o La Croix. “Não é somente uma refeição, mas um momento acolhedor, como em uma verdadeira família”, explicou o fundador da ONG André Soler ao jornal. 
 
De acordo com a reportagem, as ruas de São Paulo se transformaram na única opção para as pessoas atingidas  pela crise econômica e, em seguida, pela crise sanitária. “De acordo com os números do Movimento da População de Rua, uma associação criada em 2000 por um ex-morador, 66.280 pessoas vivem nas principais avenidas de São Paulo”, diz o La Croix.
 
Mudança de perfil
Bruno Tabet, diretor da SP invisível entrevistado pelo jornal, diz que o perfil das pessoas mudou. “Vemos mais famílias, com crianças. Antes eram mais homens, principalmente negros”, diz. “As ajudas públicas para alguém em situação vulnerável como eu não são suficientes, eu me organizei morando na rua”, diz Leonardo Melo, de 43 anos.
 
As estruturas de acolhimento existem, mas não são suficientes e muitas vezes impõem condições que desanimam os mais precários, como a proibição de animais de companhia e de carrinhos para transportar pertences.
 
Muitos sem-teto deixaram de participar do jantar oferecido pela ONG por conta do surto de gripe que atinge a cidade, explica a reportagem do La Croix. 
 
Insegurança alimentar
Às pessoas que estão nas ruas, somam-se os mal abrigados. Quase meio milhão de famílias são vítimas da falta de moradia em São Paulo, segundo a reportagem. O jornal também traz dados sobre a “onda de pobreza” que atinge o Brasil. “Neste país de 213 milhões de habitantes, 13% da população vive abaixo do limiar da pobreza”.
 
Segundo o Programa alimentar mundial (PAM), citado pela reportagem, aproximadamente 50 milhões de brasileiros sofrem de insegurança alimentar “moderada ou grave”. Os números do desemprego explodiram há dois anos. “Oficialmente, 14 milhões de brasileiros estão sem emprego atualmente e 7 milhões de pessoas estão subempregadas”, diz o jornal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp