17/12/2021 às 16h00min - Atualizada em 17/12/2021 às 16h00min

Em nota oficial, Anvisa confronta Bolsonaro e afirma repelir e repudiar ameaças

Na quinta-feira (16), após a Anvisa aprovar a vacinação de crianças contra Covid-19, Bolsonaro ameaçou integrantes da agência ao dizer que pediu “os nomes” dos responsáveis pela autorização.

Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (17) nota de repúdio contra a ameaça feita aos diretores e técnicos da instituição por Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (16).
 
Após a Anvisa aprovar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19, Bolsonaro, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, afirmou que havia pedido os nomes dos responsáveis pela autorização.
 
Recentemente, diretores e técnicos da Anvisa foram alvos de ameaças de morte, justamente pela possibilidade – à época – de ser aprovada a imunização do público infantil.
 
A agência afirmou que “repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão”.
 
O texto é assinado pelo diretor-presidente, Antonio Barra Torres, e outros quatro diretores.
 
Leia a íntegra da nota da Anvisa:
“Em relação às declarações do Sr. Presidente da República durante “Live” em mídia social no dia 16 de dezembro de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunica:
 
A Anvisa, órgão do Estado Brasileiro, vem a público informar que seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas. 
 
O serviço público aqui realizado, no que se refere à análise vacinal, é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o Gestor do Plano Nacional de Imunização - PNI, opções seguras, eficazes e de qualidade.
 
Em outubro do corrente ano, após sofrer ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos, por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento.
 
A Anvisa é líder de transparência em atos administrativos e todas as suas resoluções estão direta ou indiretamente atreladas ao nome de todos os nossos servidores, de um modo ou de outro.
 
A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão.
 
Antonio Barra Torres, Diretor-Presidente
 
Meiruze Sousa Freitas, Diretora 
 
Cristiane Rose Jourdan Gomes, Diretora 
 
Romison Rodrigues Mota, Diretor 
 
Alex Machado Campos, Diretor”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp