14/12/2019 às 02h05min - Atualizada em 14/12/2019 às 02h05min

Comitê aprova processo de impeachment de Trump

Comitê aprovou continuidade do processo de impeachment por 23 votos a favor e 17 contra.

Parlamentares aceitam acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso contra o presidente dos EUA. Trump diz estar pronto para enfrentar procedimento que pode afastá-lo do cargo.

O Comitê Jurídico da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na sexta-feira (13) as acusações contra o presidente americano, Donald Trump, liberando o prosseguimento do processo de impeachment para o voto dos parlamentares.

As imputações de abuso de poder e obstrução do Congresso contra o mandatário receberam 23 votos favoráveis e 17 contrários. Trump pode se tornar o terceiro presidente do país a sofrer um impeachment na Câmara, dominada pela oposição democrata, que deverá votar as acusações para o afastamento do presidente na próxima semana.

Trump é acusado de condicionar o envio de ajuda militar à Ucrânia e o agendamento de uma visita do presidente Volodimir Zelenski à Casa Branca à obtenção de informações prejudiciais ao ex-vice-presidente americano Joe Biden, favorito à nomeação do Partido Democrata para disputar as eleições presidenciais do próximo ano.

Os deputados republicanos, que são minoria na Câmara dos Representantes, usaram estratégias de retardamento durante uma prolongada audiência realizada na quinta-feira (12), como parte dos esforços para impedir a aprovação das acusações contra o presidente, que devido à maioria democrata, já era dada como certa.

A audiência da sexta-feira foi a última de um processo que durou quase três meses e foi o primeiro passo no processo do impeachment. Na próxima semana, os parlamentares da câmara baixa darão o segundo passo, com a votação do caso.

Controlada pelos democratas, a Câmara dos Representantes deve aprovar as acusações. O processo, então, vai para o Senado, onde tem poucas chances de prosperar devido à maioria republicana na casa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp