14/12/2021 às 09h39min - Atualizada em 14/12/2021 às 12h07min

Vencendo preconceitos, mulheres se destacam à frente de novos negócios

Veja dicas de como manter a saúde financeira da sua empresa em dia

Redação
Sala da Notícia
Divulgação

Cada vez mais empresas são lideradas por mulheres no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possuía, em 2020, 9,3 milhões de mulheres no comando de negócios.

O crescimento chegou a ser destaque internacional no Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Segundo o GEM, o Brasil ocupa a sétima posição entre 42 países no ranking de proporção de mulheres na liderança de novos empreendimentos.

Apesar dos números serem animadores, as mulheres ainda enfrentam algumas dificuldades para manterem suas empresas abertas. Falta de tempo por ter que assumir ainda uma jornada dupla de trabalho, conciliando o negócio com os afazeres domésticos, e a falta de uma boa gestão financeira separando as contas pessoais das da empresa, são algumas das principais dificuldades apontadas por uma pesquisa realizada pelo sistema de gestão financeira YpControl com suas clientes: 

  • 33,3% Separação de contas pessoais da empresa
  • 33,3% Falta de tempo
  • 16,6% Falta de entendimento de nomenclatura e conceitos financeiros
  • 16,6% dificuldade de interpretar relatórios financeiros.


Pensando em contribuir com as empreendedoras, o YpControl preparou algumas dicas para que possam organizar melhor a gestão financeira da empresa e ter mais tempo dedicado ao negócio e à família: 

  • Separe suas contas pessoais e empresariais: É muito importante separar as contas pessoais das contas da empresa. Mesmo que você trabalhe sozinha, é importante essa separação para ter uma real visão do financeiro do seu negócio e entender se tem lucro, qual produto tem melhor rendimento e ter uma gestão mais eficiente.
  • Mais conhecimento dos termos e conceitos financeiros: Para solucionar esse ponto, é necessário estudar, ler um pouco em blogs e portais ou buscar ajuda de um especialista que deixe tudo mais claro. Assim, você conseguirá entender, criar e analisar relatórios de forma muito mais simples.
  • Falta de tempo: A falta de tempo ocorre por diversos motivos. Boa parte das mulheres que empreendem acumulam funções e administrar isso é um verdadeiro desafio. Uma solução seria otimizar e automatizar processos financeiros do seu negócio com um sistema de gestão financeira, que deixa tudo mais prático, evita erros e pode ser acessado de qualquer lugar.
 

“A gestão financeira é de suma importância para a saúde da empresa e sua longevidade, especialmente neste cenário de incerteza econômica. Empresas que fazem uma gestão financeira de forma eficiente e diária têm informações relevantes para ter mais poder de assertividade em suas tomadas de decisões”, explica Fillipe Piomonte, diretor de qualidade do sistema de gestão financeira YpControl”.

Inspiração e sororidade

Uma das mulheres que vêm se destacando como empreendedora é Patrícia Guedes, proprietária de uma ótica, em Cabedelo, na Grande João Pessoa (PB). Segundo ela, a capacidade das mulheres de gerir negócios com competência é superior a qualquer preconceito. “Infelizmente ainda existe uma resistência muito grande à mulher em posições de liderança no mercado de trabalho, mas cada vez mais mostramos que somos capazes de administrar qualquer empresa e que podemos ocupar a posição que quisermos na sociedade”, diz a empresária.

Mas, os desafios vão surgir para todos os empreendedores, por isso é importante se capacitar, estudar o seu ramo de atuação, manter as finanças da empresa organizadas desde o início do negócio e ser persistente.

“É importante para quem quer abrir um negócio próprio buscar capacitação sempre. Abrir uma empresa exige muito mais que conhecimento na área de atuação. É necessário saber gerir o negócio e liderar pessoas, planejar, vender, estipular metas e estabelecer uma boa rede de relacionamentos. Mas, o mais importante é deixar de lado a insegurança ou medo de investir e apostar na sua ideia. Às vezes precisamos arriscar para conseguir realizar nossos sonhos”, orienta a empresária Iara Ieno, diretora da Pauta Comunicação, para quem sonha empreender.

Através do empreendedorismo as mulheres são capazes de obter resultados brilhantes. “Nós mulheres necessitamos entender que os problemas e as soluções estão dentro de nós, e que no empreendedorismo encontramos a força e a possibilidade de ser e de fazer o que queremos, de acordo com nossa realidade e com as ferramentas que temos no momento. Portanto, seguir em frente e materializar nossos sonhos é possível e só depende da nossa determinação e da nossa atitude. Verdadeiramente, somos o que acreditamos!”, finaliza a empresária Cris Heim, do Guardebem Self Storage.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp