13/12/2021 às 13h46min - Atualizada em 13/12/2021 às 13h46min

Justiça Eleitoral apresenta novo modelo de urna eletrônica para as eleições de 2022

Equipamento é mais moderno e trará mais segurança e recursos de acessibilidade, informou o TSE.

Redação
A Justiça Eleitoral apresentou, nesta segunda-feira (13), o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Ela será mais moderna, mais segura e trará novos recursos de acessibilidade, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O equipamento foi apresentado em Manaus - AM, durante visita do presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, a uma fábrica de urnas na capital.
 
A urna eletrônica modelo 2020 (UE 2020) será utilizada pela primeira vez nas Eleições Gerais de 2022 e conta com: 
  • Terminal do mesário com tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
  • Processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;
  • Bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato: menos custos de conservação por não necessitarem de recarga;
  • Mídia de aplicação do tipo pen-drive, o que traz maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias;
  • Expectativa de duração da bateria por toda a vida útil da urna. 
Além disso, a nova urna eletrônica trará possibilidade de inovações nas eleições, como a maior celeridade na identificação do eleitorado.
 
Enquanto uma primeira pessoa vota, outra pode ser identificada pelo mesário. Isso poderá aumentar o número de eleitores por seção ou diminuir eventuais filas.
 
A UE 2020 também conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato. Isso permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente.


Voto eletrônico é seguro e sigiloso
Você sabia que é possível conferir a votação mesmo antes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar os resultados? Isso mesmo! Qualquer eleitor pode fazer a contagem de votos por conta própria.
 
Cada urna eletrônica emite um comprovante físico chamado Boletim de Urna (BU), com a quantidade de votos para cada candidato e outras informações da seção eleitoral. É um relatório completo da escolha dos eleitores depositada nas urnas.
 
A urna não registra nenhum dado do eleitor, nem mesmo a ordem em que determinado voto foi realizado ao longo da votação. Ainda assim, o Boletim traz com muita transparência a quantidade de eleitores e a destinação dos votos depositados, incluindo brancos e nulos.
 
Ele é impresso em 5 vias, sendo uma delas afixada na própria seção eleitoral. Os candidatos e partidos políticos e todos os eleitores podem escanear o QR Code dos BUs das seções, somar os votos e fazer sua apuração independente, até mesmo antes do TSE!
 
A publicação de todos os Boletins de Urna é feita em até 3 dias depois do encerramento da totalização em cada estado. Para conferir os BUs das Eleições2020, acesse https://resultados.tse.jus.br/oficial.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp