11/12/2021 às 16h04min - Atualizada em 11/12/2021 às 16h04min

Prefeitura de Atibaia – SP revitaliza base do SAMU

Intervenções realizadas favorecem tempo-resposta necessário para atendimento à população.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia - SP
A Prefeitura está revitalizando a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Atibaia – SP . As intervenções, realizadas com recursos próprios, favorecem o tempo-resposta necessário para atendimento à população e também seguem as exigências e orientações dos protocolos do Ministério da Saúde para garantir a segurança dos profissionais e o correto armazenamento de equipamentos, materiais e medicamentos.
 
Os serviços foram iniciados na segunda quinzena de novembro e já estão em processo de conclusão, compreendendo: pintura externa da base; inovação da padronização visual interna e externa; substituição/conserto de aparelhos de ar condicionado; proteção do espaço de armazenamento de lixo infectante; adaptação do espaço de guarda dos cilindros de oxigênio cheios e vazios; espaço para disposição da incubadora neonatal de transporte; e implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos no Serviço de Saúde (PGRSS) na base, entre outras intervenções.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, essa revitalização garante que a base descentralizada do SAMU de Atibaia esteja estrategicamente capacitada, proporcionando qualidade aos profissionais por meio da disponibilização de espaços mais eminentes e harmoniosos para abrigo, alimentação e conforto. Ainda conforme a Pasta, as intervenções também proporcionam uma base mais estruturada, disponibilizando materiais e medicamentos de forma planejada para reposição rápida. De acordo com a Secretaria de Saúde, a conformação da estrutura física da base permite uma nova performance de trabalho e um ambiente funcional e acolhedor, o que também favorece o tempo-resposta necessário para atendimento à população.
 
A base descentralizada do SAMU de Atibaia conta com três Unidades de Suporte Básico (USB) – Ambulância tipo B, com um condutor socorrista habilitado e um técnico de Enfermagem; e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) – Ambulância tipo D, com um condutor socorrista habilitado, um enfermeiro e um médico intervencionista.
 
Para compor sua equipe de trabalho e de escala mensal, o SSMU de Atibaia contabiliza: uma chefia de Divisão de SAMU; 14 médicos intervencionistas; cinco enfermeiros; 14 técnicos de enfermagem; um agente de conservação e limpeza (das viaturas); um agente de limpeza (geral); um assistente de serviço de gestão (demandas administrativas); e oito condutores socorristas diários (Atividade Delegada).
 
Vale ressaltar sempre que, em caso de emergência, o SAMU atende 24h por meio do telefone 192!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp