04/12/2021 às 10h48min - Atualizada em 04/12/2021 às 10h48min

V Semana de Atualização Pedagógica é apresentada aos diretores da rede municipal de ensino de Jundiaí – SP

A reunião de apresentação da V SAP aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal, que foi ambientada a partir de contextos envolvendo a natureza e a tecnologia.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí - SP
V SAP vai ser realizada de 2 a 4 de fevereiro de 2022
Diretores das 110 unidades escolares da rede municipal de ensino de Jundiaí – SP participaram, nesta sexta-feira (3), da abertura da V Semana de Atualização Pedagógica (SAP). O evento, promovido pelo Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação, faz parte do eixo “formação de educadores” do programa Escola Inovadora.
 
A reunião de apresentação da V SAP aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal, que foi ambientada a partir de contextos envolvendo a natureza e a tecnologia. Logo na rampa de acesso os participantes caminharam por um corredor com árvores. Ao entrar no espaço, além da presença de plantas e elementos da natureza, os educadores encontraram computadores, celulares, tablets e outros equipamentos digitais.
 
A V SAP tem como tema “O natural, o digital e o ensino híbrido: caminhos para a nova era da educação” e será realizada de maneira virtual, de 2 a 4 de fevereiro de 2022. “Vamos dar continuidade ao estudo do Desemparedamento da Escola aliado às tecnologias digitais. Conheceremos também o Ensino Híbrido, que possibilitará a articulação entre o que é investigado nos espaços externos com a pesquisa em sala de aula por meio da tecnologia, das metodologias ativas e da aprendizagem colaborativa e personalizada”, explica a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.
 
O convite entregue aos diretores foi um terrário, representando o ‘natural’, com uma placa em madeira contendo um QRcode que direcionava a um vídeo com o convite, representando o ‘digital’. “Convidamos os educadores a refletirem sobre o percurso realizado em 2021 e pensarem sobre as mudanças de paradigmas ainda necessárias para a educação”, sinalizou Sílvia.
 
A responsável pela direção da EMEB Adelino Brandão, Andrea Cayres Mazoni Sobrinho, falou sobre a percepção ao receber o convite e as expectativas para o próximo ano letivo. “Quando pegamos o terrário na mão, não imaginamos que era relacionado à SAP. Agora faz todo sentido pela trajetória percorrida. No início desse processo foi necessário sensibilizar e mostrar que a construção do trabalho seria em conjunto. Hoje, conseguimos ver o quanto evoluímos. Da caixinha que estávamos saiu a vida para o terrário. Para 2022, temos uma nova proposta para evoluir”, disse a educadora.


A formação dos educadores é um dos eixos da Escola Inovadora. “A SAP é um momento para que os educadores possam se preparar para o ano letivo. Em 2022, novas tecnologias serão implantadas nas escolas municipais e precisamos preparar nossos educadores para promover a aprendizagem significativa nos nossos estudantes”, declara a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp