03/12/2021 às 14h25min - Atualizada em 03/12/2021 às 14h25min

PSB diz a Alckmin que Lula pode vencer no 1° turno caso o tenha como vice

Por outro lado, a mesma pesquisa teria mostrado que Alckmin perderia cerca de metade do eleitorado caso decida mesmo se aliar ao petista.

Redação
O PSB diz que Lula pode vencer no 1° turno caso tenha Alckmin como vice. Integrantes do PSB mostraram a Alckmin, o resultado parcial de pesquisas internas com o impacto no eleitorado da Grande São Paulo caso ele se junte como vice na chapa de Lula (PT).
 
De acordo com eles, o levantamento mostra que Lula ganharia votos em São Paulo com o apoio do ainda tucano, que governou o estado por 4 mandatos, o que o levaria a ficar mais próximo de uma vitória em 1° turno.
 
Por outro lado, a mesma pesquisa teria mostrado que Alckmin perderia cerca de metade do eleitorado caso decida mesmo se aliar ao petista.
 
Levantamento foi feito para tentar convencer Alckmin ir para o PSB e se juntar a Lula
O levantamento foi feito na tentativa de subsidiar a decisão de Alckmin de ir para o PSB e tentar convencê-lo de que o projeto nacional é um bom negócio.
 
O esforço é feito enquanto as direções das siglas conversam sobre os termos de uma eventual aliança na disputa presidencial e da formação até de uma federação entre partidos de centro-esquerda.
 
Em reunião na quarta-feira (1°), o presidente do PSB, Carlos Siqueira, reiterou à presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, que o partido gostaria de ter o apoio dos petistas para concorrer ao governo de 6 estados em 2022 como condição para se unir a Lula.
 
À reportagem Gleisi confirma que Siqueira reforçou o pedido de apoio nesses locais, mas afirma que esta não é uma exigência para que as conversas prossigam. Ela reconhece, porém, que a situação mais delicada é São Paulo.
 
Durante a reunião de quarta, Gleisi disse a Siqueira que o PT não pediu a Alckmin que se filie ao PSB nem que o partido aliado faça essa solicitação. Se o ingresso de Alckmin no partido aliado vier a ocorrer, diz Gleisi, o PT estará aberto a conversar.
 
Quem esteve com o tucano nos últimos dias disse ter sentido o ex-governador de São Paulo bastante indeciso. A expectativa de pessoas próximas a Alckmin é a de que ele se desfilie do PSDB nos próximos dias, mas que demore a escolher o novo partido.
 
Lula e Alckmin e palanques regionais
A própria presidente do PT diz que Lula afirmou internamente que só anunciará oficialmente se será candidato em fevereiro ou março.
 
O PSB quer o apoio do PT para seus candidatos a governador no Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Além de São Paulo, onde o partido pretende lançar o ex-governador Márcio França.
 
Para isso, o PT teria de retirar a pré-candidatura de Haddad (PT), o que tem se mostrado um importante ponto de divergência entre as 2 siglas.
 
No Espírito Santo, o PSB quer que os petistas não lancem candidato e fiquem neutros na disputa.
 
Gleisi diz que o PT está conversando sobre essas costuras, mas que não há nenhuma condição imposta na negociação.
 
A prioridade do PT, segundo Gleisi, é a candidatura de Lula, mas o partido também demonstra interesse em composições no Rio Grande do Norte, para lançar Fátima Bezerra à reeleição, na Bahia, no Piauí e em outros estados.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp