30/11/2021 às 16h59min - Atualizada em 30/11/2021 às 16h59min

Time do CASA Laranjeiras, de Mogi Mirim – SP, vence X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA

Equipe superou time do CASA Ônix, da capital, na final por 10 a 3; Quadrangular decisivo aconteceu hoje (30/11), em Santo André – SP.

Redação
Com muita tática, entrosamento, treino e boas doses de motivação, o time formado por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no CASA Laranjeiras, em Mogi Mirim, conquistou nesta terça-feira (30) o troféu do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA. 
 
A equipe venceu a final contra o CASA Ônix, do Complexo da Vila Maria, da capital, por 10 a 3. Antes, na semifinal, havia superado o time do CASA Praia Grande I, de Praia Grande, por 5 a 4. As semifinais e a final da 10ª edição aconteceram no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.
 
O terceiro lugar ficou para o time de Praia Grande, que ganhou do CASA Madre Teresa de Calcutá, de Iaras, por 7 a 4. Na semifinal, a equipe de Iaras havia perdido para o CASA Ônix por 7 a 1. Todos receberam medalhas e o CASA Laranjeiras ficou com o troféu de campeão.
 
Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio foi a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.
 
“O Torneio foi exitoso porque conseguimos realizar uma atividade coletiva e presencial na pandemia, após a vacinação dos adolescentes, apoiados pelo Governador João Doria, garantindo o direito deles à convivência comunitária, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, avaliou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. 
 
“Ganhar é importante, mas tivemos exemplos vindos dos profissionais de Educação Física em mostrar aos adolescentes que, no calor da emoção, é preciso haver o respeito pelo adversário. Isso é educação”, afirmou o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles.
 
Para a gerente de Educação Física e Esporte (Gefesp), Janaína de Brito Asprino, o sucesso do Torneio resulta da forma como jovens e servidores encararam os cuidados necessários na pandemia da Covid-19. “Foi um longo tempo sem poder sair, o que mostrou o quanto foi importante respeitar os protocolos lá atrás para estarmos aqui hoje, com saúde, num contexto em que muitas pessoas tiveram perdas”, disse a gerente da Gefesp.
 
A conquista
De acordo com o diretor do CASA Laranjeiras, André do Amaral Maia, durante todo o campeonato os adolescentes vencedores estavam focados, ansiosos e ávidos por mostrar, na prática, o que aprenderam. 
 
“A dedicação dos profissionais de Educação Física nos treinamentos e a aceitação da equipe multidisciplinar em abraçar a proposta pedagógica foram fundamentais, confiando no trabalho cotidiano”, avaliou o diretor do CASA Laranjeiras.
 
No processo, contou o diretor, a atuação pedagógica colaborou em estimular o interesse oculto dos adolescentes, motivando-os. "Fizemos jogos interativos entre os servidores e os adolescentes, deixando sempre claro que o trabalho em equipe e a entrega fariam a diferença", completou Maia. O troféu do Torneio indica o resultado.
 
Antes de chegar ao quadrangular final, os times passaram pelas eliminatórias nas suas etapas regionais e nas classificatórias da etapa estadual. 
 
A equipe do CASA Laranjeiras representou a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); o CASA Ônix, a Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO); o time do CASA Praia Grande I, a Divisão Regional Litoral (DRL); e o CASA Madre Teresa de Calcutá I, a Divisão Regional Sudeste (DRS).
 
As divisões regionais são administrações localizadas da Fundação CASA, responsáveis pela supervisão dos centros socioeducativos.
 
O Torneio
A 10ª edição do Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reuniu adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.
 
Na primeira etapa, a regional, as equipes disputaram as vagas destinadas a cada uma das divisões regionais da Fundão CASA. 
 
Já a etapa estadual foi dividida em duas partes. Na primeira, ocorreram as partidas classificatórias, quando se conheceram as quatro equipes que jogaram o quadrangular final.
 
Na segunda, aconteceram as semifinais e a final do Torneio. A etapa estadual foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação CASA.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp