29/11/2021 às 15h33min - Atualizada em 29/11/2021 às 15h33min

Leilão na B3 define empresa para modernizar a iluminação pública de Campinas – SP

Mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas pelo projeto desenvolvido com apoio da Caixa.

Redação
Acontece nesta segunda-feira (29), na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo – SP, leilão para definir a empresa que irá operar a parceria público-privada (PPP) de iluminação pública de Campinas – SP. Por meio da PPP com apoio da Caixa, será realizada a manutenção, modernização e ampliação do parque de iluminação do município pelos próximos 13 anos. Ao todo, nove propostas estão inscritas para concorrer ao leilão.

O projeto contou com o assessoramento da CAIXA e foi estruturado com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e PPP (FEP), administrado pelo banco. A empresa vencedora terá um custo de investimento inicial de R$ 171,6 milhões nos primeiros 24 meses do contrato.

A parceria vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas e promover a modernização de mais de 122 mil pontos de iluminação, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas de LED. Com isso, haverá a redução no consumo de energia em quase 65% se comparado ao sistema atual.

O projeto também possibilitará a implantação de sistemas de telegestão em cerca de 25% dos pontos de iluminação, o que permite o controle remoto da regularidade dos serviços prestados.

A melhoria do serviço de iluminação proporcionará mais segurança à população, valorizando os espaços públicos e o patrimônio histórico e cultural de Campinas.

Carteira de Projetos Caixa:
Ao todo, 42 projetos em iluminação pública, resíduos sólidos urbanos, saneamento e ações socioeducativas já foram contratados pela Caixa, com investimentos de R$ 3,7 bilhões do FEP, beneficiando 17,3 milhões de pessoas. Já são 116 municípios contemplados com melhorias de infraestrutura, aumento da qualidade de vida, correta aplicação de recursos públicos, além de incentivo ao comércio e ao turismo.

A carteira do banco está em franca expansão. Atualmente, 434 municípios estão habilitados, isoladamente ou em consórcio, nos processos de chamamento do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP) do Governo Federal.

A Caixa figura entre os principais players do mercado de estruturação de projetos de PPP e concessões para municípios. O banco oferece expertise técnica em projetos de infraestrutura, com experiência na estruturação de garantias contratuais.

FEP Caixa:
Os estudos foram financiados com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela Caixa, de acordo com o Decreto Federal n° 9.217/17. O banco faz a gestão administrativa, financeira e operacional do Fundo. As diretrizes para a seleção dos projetos estão publicadas no site.

Mais informações sobre o FEP Caixa podem ser consultadas no link
 
Serviço:
Leilão de Concessão de Iluminação Pública de Campinas – SP
Data: 29 de novembro de 2021 (segunda-feira)
Horário: 14h (horário de Brasília)
Transmissão: pela TV B3, no site.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp