28/11/2021 às 00h34min - Atualizada em 28/11/2021 às 00h34min

Virada Esportiva terá mais de dois mil eventos em todas as regiões da cidade de São Paulo – SP

A 14ª edição do evento será nos dias 4 e 5 de dezembro. Com o tema Movimente a Vida, objetivo da programação deste ano é ressaltar a importância da atividade física para aumentar a imunidade e combater o sedentarismo.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Paulo - SP
A Prefeitura de São Paulo - SP, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) vai realizar nos dias 4 e 5 de dezembro a 14ª edição da Virada Esportiva. Com o tema Movimente a Vida, a Virada deste ano terá como principal objetivo ressaltar a importância da atividade física para a imunidade e o combate ao sedentarismo.
 
A Virada Esportiva faz parte do calendário oficial da cidade e vai oferecer mais de dois mil eventos em cerca 500 locais de todas as regiões da cidade, contribuindo para a ocupação do espaço público. Tem a proposta de ser inclusiva, com atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
 
Em 2021, a Prefeitura investiu R$ 2 milhões no evento, que também terá a colaboração de parceiros da iniciativa privada. Todas as atividades são gratuitas.
 
Entre as atrações estão a Arena Arnold, Arena Neymar, Arena UFC, Academias Catraca Livre (Smart Fit, Blue Fit e Selfit), Base Jump,  Bike Tour, Cãominhada,  Centros Esportivos, CEUs,  Esportes Náuticos na Represa de Guarapiranga, Memorial da América Latina.
 
Atividades esportivas para todos os públicos serão realizadas nos Parques do Carmo, Augusta – Prefeito Bruno Covas, Villa Lobos e da Juventude e duas unidades do Sesc.
 
Mais de 60% sedentários durante a pandemia
A pandemia do coronavírus colocou em evidência a importância da atividade física para a manutenção da saúde física e mental. Pesquisas comprovaram que exercícios físicos moderados contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, contribuindo para minimizar os danos causados pela covid-19. Com o arrefecimento da pandemia, a Virada Esportiva 2021 pretende chamar a atenção do paulistano sobre a importância de combater o sedentarismo.
 
Durante a pandemia, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou que 62% dos entrevistados não fizeram atividade física quando estiveram de home office. O tempo médico sentado ficou dividido entre cinco horas diante do computador (uma hora e meia a mais do que antes da pandemia) e três horas à frente da TV (aumento de uma hora e 20 minutos).
 
Especialistas alertam que a combinação da falta de exercícios com longas horas sentado é perfeita para surgimento de doenças cardiovasculares, com infarto e acidente vascular cerebral.
 
Um trabalho publicado pela revista médica “The Lancet” constatou que ficar sentado durante oito horas por dia aumenta em 10% o risco de morte. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, para quem fica o dia todo sentado. Já um novo estudo publicado em agosto último no The American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism mostra que três minutos de exercícios (movimentar o corpo) a cada meia hora ajudam a combater o danos de ficar sentado.
 
E-Virada Esportiva terá grande final
Junto com a Virada Esportiva, acontece no dia 5 de dezembro a grande final da E-Virada Esportiva, campeonato de jogos eletrônicos promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Associação Paulistana de Esportes, Recreação e Lazer (APREL) e a Arena BBL (Bad Boy Lerroy).  A primeira virada E-game da América Latina começou no dia 5 de novembro em formato híbrido e terá a grande final presencial em três modalidades distintas: FreeFire, Counter-Strike e FIFA.
 
Metrô na Virada
A Virada Esportiva 2021 vai contar com a participação do Metrô. A Companhia do Metropolitano vai realizar ações na estação Tatuapé para convidar o paulistano a participar do evento. Nos dias 2 e 3 de dezembro, das 10h às 14h, haverá coreografia de dança, com até 7 minutos, para mostrar que a atividade física pode ser praticada por meio da dança de uma forma rápida e prazerosa. O espaço também vai contar com estrutura e acessórios da academia Selfit. Quem passar pela estação Tatuapé também poderá se divertir, entre os dias 2 e 5 de dezembro, com o Xadrez Gigante, das 10h às 15h, numa demonstração de que momentos de recreação também são importantes para a saúde mental.
 
As atividades da Virada Esportes podem ser conferidas no site: www.prefeitura.sp.gov.br/viradaesportiva
 
Principais atrações da Virada Esportiva
Arena Arnold: O Parque Villa Lobos receberá atividades inclusivas com basquete, musculação, vôlei sentado, futebol para cegos, ginástica, mini tênis, luta de braço (braço de ferro), alpinismo.
 
Arena Neymar: Uma das principais atrações da Virada Esportiva 2021, a Arena Ney vai oferecer no sábado (4), a partir das 10h, exibição de Futebol Society Masculino e Feminino, Freestyle e clínica de futebol para crianças com a Juventus Academy, projeto oficial da Juventus da Itália que tem como objetivo a formação de jovens como cidadãos e atletas.  A Arena Neymar terá massagens, palestras sobre nutrição esportiva, além da presença de atletas convidados e influencers. Local: Avenida Guido Caloi, 701, em Santo Amaro.
 
Ação ASICS: No domingo, entre 8h00 e 12h00, haverá na Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, uma exibição de tênis com a participação de Laura Pigossi e Gustavo Carneiro.
 
Base Jump: O instrutor de Wingsuit, Flávio Jordão, irá fazer no sábado (4), a partir das 10h, uma apresentação de Base Jump no Edifício Martinelli.
 
Bike Tour: Passeios de bicicleta no sábado e domingo, a partir das 9h, com saída na Rua da Consolação, 94.
 
Academias Catraca Livre: Todas as academias das redes Smart Fit, Blue Fit e Selfit da cidade de São Paulo estarão com as catracas livres para que toda a população possa se exercitar.
 
Centros Esportivos: Os Centros Esportivos da SEME, de todas as regiões de São Paulo, terão atividades para todos os públicos e idades durante a Virada Esportiva.
 
CERET: O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), receberá no sábado um evento de artes marciais realizado pela Federação Paulista de Karatê.  Destaque para jogos de tabuleiro, kobudo e taiko. No domingo o CERET receberá atividades de recreação com super trampolim, parede de escalada, martelo, brinquedos infláveis, áreas kids, além de outras atividades.
 
Vila Manchester: O Centro Esportivo Vila Manchester terá no sábado (4) e domingo (5) atividades como rapel cama elástica, kid play, tobogã, escala e tirolesa.
 
Tietê: O Centro Esportivo Tietê receberá atividades esportivas e de recreação: brinquedos infláveis, kiddie plays, tobogã, surf machine, simulador de boxe, apresentações artísticas e culturais e fitdance.
 
CEUs:  Os Centros de Educação unificados estarão participando da Virada Esportiva com diversas atividades esportivas.
 
Cãominhada: A segunda edição da Cãominhada acontecerá no sábado (4) em parceria da SEME com a Secretaria Municipal de Saúde no Parque Vila Lobos.
 
Corridas: Durante toda a virada esportiva serão realizadas diversas ações de corridas e caminhadas para movimentar a população.
 
Guarapiranga: O Centro Esportivo Guarapiranga realizará atividades voltadas para os Esportes Náuticos como remo, caiaque, stand up.
 
Memorial: O Memorial da América Latina terá crossfit, musculação, bike, spinning, levantamento de peso, calistenia, dama e brinquedos infláveis.
 
Modelódromo: Atividades de aeromodelismo.
 
Parque Augusta Prefeito Bruno Covas: Skate, grafite, break e demais atividades recreativas.
 
Parque do Carmo: Esportes Radicais, Arena Jungle, Patinação, Oficina de Pintura, Extreme Games. O Parque do Carmo será um dos principais pontos da Virada.
 
Pilates nas Alturas: O heliponto do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, será palco no sábado (4),  das 16h às 19h, do Pilates nas Alturas. Serão aulas com os aparelhos específicos para a modalidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e a fabricante de equipamentos Metalife. Serão três aulas: 1) 16h às 17h, 2) 17h às 18h, 3) 18h às 19h – ministradas pelo professor Matheus Garofalo. São poucas vagas: 15 alunos por aula. A inscrição deve ser feita pelo e-mail [email protected].
 
Sesc Interlagos: Atividades no sábado e domingo, das 9h às 17h. Manhã zen, Aula de Corrida, Recreação tênis, Skate, patins, Patinete, Recreação tênis de mesa, Aula de beach tênis.
 
Sesc Itaquera: Sábado, Treino de corrida e caminhada; Passeio de bike. Domingo, Lian gong, Aula de tênis.
 
UFC: Montagem do Octógono oficial do UFC e das letras gigantes do UFC no CERET, no sábado (5), e no Parque Ipiranga, no domingo (5). Os fãs poderão entrar no octógono para sentir a emoção de ser um lutador do UFC.  O campeão Rodrigo Minotauro, embaixador do UFC Brasil, e as atletas Polyana Viana e Luana Dread estarão presentes no CERET, para a abertura das atividades.
 
Xadrez: A campeã brasileira Julia Alboredo vai disputar 30 partidas de xadrez ao mesmo tempo com os participantes da Virada. O Centro Cultural São Paulo também terá jogos de xadrez. Outros locais de partidas são o CERET e o Parque Augusta.
 
Organização da Virada Esportiva 2021
Além de toda estrutura da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Virada Esportiva tem a participação das Secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Verde e Meio Ambiente, Mobilidade, CET, Metrô, Sesc, Sindi Clube e Governo do Estado de São Paulo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp