25/11/2021 às 10h50min - Atualizada em 25/11/2021 às 10h50min

IFECAP aponta alta de 4,66% na confiança do empresário de São Paulo

A melhora na expectativa futura é provocada pela chegada do Natal e demais festas e comemorações de fim de ano. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a expectativa é de crescimento de 10% nas vendas de dezembro de 2021, em relação ao mesmo mês de 2020.

Redação
O Índice IFECAP, indicador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) que mede a confiança do empresário do Estado de São Paulo nos negócios, registrou alta de 4,66% para o mês de novembro, quando comparado com outubro desse ano. O Índice Geral registrou 136,93 pontos, na série sem ajuste sazonal.

Índice Momento Atual apresentou alta de 3,12%, na comparação com o mês anterior, registrando 130,62 pontos. O resultado foi influenciado pelas encomendas, 3,19% (127,39 pontos) e situação geral dos negócios, 6,49% (135,87 pontos). As vendas apresentaram estabilidade, quando comparado com o mês anterior, atingindo 128,62 pontos.

Em relação ao mês anterior, o Índice Futuro (146,38 pontos) apresentou alta de 6,79%, influenciado pelas expectativas de vendas (149,47 com alta de 6,24%) e encomendas (143,29 com alta de 7,37%). O resultado deste indicador contribuiu para uma melhora de 9,51% no Índice Geral, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

A melhora na expectativa futura é provocada pela chegada do Natal e demais festas e comemorações de fim de ano. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a expectativa é de crescimento de 10% nas vendas de dezembro de 2021, em relação ao mesmo mês de 2020.

“Apesar da mudança no cenário de restrições (do funcionamento do comércio), quando comparado com dezembro do ano passado, o convívio com altas taxas de desemprego e inflação reduzem a intensidade da retomada econômica”, avalia Allan S. de Carvalho, economista e pesquisador no Instituto de Finanças FECAP.

 
ENTENDA A PESQUISA
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores
O IFECAP divide-se em três indicadores:
  • Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
  • Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
  • Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia
A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

Confira a pesquisa completa de novembro e o histórico de pesquisas IFECAP clicando aqui!
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