24/11/2021 às 12h49min - Atualizada em 24/11/2021 às 12h49min

Linha 6-Laranja de metrô completa ligação entre poços Norte e Sul para passagem de tatuzão

Nova etapa permitirá a escavação do túnel sentido Sul, com início em dezembro, e finalizar a montagem da tuneladora que seguirá sentido Norte.

Redação
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação.
A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, completou hoje uma importante etapa com a ligação entre os poços Norte e Sul, que darão lugar ao túnel por onde irão passar as tuneladoras – popularmente conhecidas como tatuzões.
 
“É a maior obra de infraestrutura do Brasil e da América Latina do ponto de vista de investimento e de empregos diretos e indiretos. Esse é mais um passo nesse grandioso empreendimento aguardado com muita expectativa pela população da região. Acompanhamos as obras de perto e vemos que estão trabalhando em ritmo acelerado, seguindo com a previsão de entrega total em 2025”, afirmou Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos.
 
“Com a ligação entre os poços, estamos preparados para iniciar a escavação do túnel sentido Sul, bem como terminar a montagem da tuneladora que seguirá sentido Norte”, diz Nelson Bossolan, CEO da Concessionária Linha Universidade, responsável pela construção da linha, que operará o ramal por 19 anos.
 
Uma das tuneladoras avançará no sentido sul ainda em dezembro, compreendendo o trecho entre os poços de ventilação e saída de emergência (VSE's) Tietê e Felício dos Santos, percorrendo 10 quilômetros em solo. A tuneladora que fará o sentido inverso deve começar o processo de escavação no primeiro semestre de 2022, quando percorrerá 5,3 quilômetros em rocha.
 
Atualmente, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 450 metros de túnel construídos pelo método NATM – o “Novo Método Austríaco de Túneis” – técnica de construção de túneis sem a utilização de uma tuneladora.
 
A Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, transportando mais de 630 mil passageiros por dia e reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
 
Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
 
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp