23/11/2021 às 09h55min - Atualizada em 23/11/2021 às 09h55min

Jundiaí – SP é a 12ª cidade mais competitiva do país, diz ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública e tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, para melhorar o fornecimento de serviços públicos, além de ser uma ferramenta para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí - SP
É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta segunda-feira (22). O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como inovação e dinamismo, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, saneamento, segurança, entre outros. Na primeira edição do ranking, Jundiaí ocupou a 13ª colocação.
 
“Jundiaí se destaca em diferentes estudos e rankings que mostram nossa potência perante o Brasil e o mundo, uma cidade que destinará em seu orçamento para o ano que vem mais de 50% para Educação (28,93%) e Saúde (26,24%), uma cidade que tem sido vitrine para outras várias do país que têm vindo aqui observar nossas boas práticas na gestão pública”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).


O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública e tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, para melhorar o fornecimento de serviços públicos, além de ser uma ferramenta para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.
 
“A definição de competitividade sob a ótica da gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução de políticas públicas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento econômico, equilibrado com a sustentabilidade ambiental e social”, afirma o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Nossas políticas sociais são efetivas e alcançam as pessoas que mais precisam dos serviços públicos, assim como nosso ambiente de negócios é propício ao empreendedorismo e o poder público estimula a desburocratização e a atração de empresas e empregos de forma permanente, fomentando o círculo virtuoso da economia, e sempre respeitando o meio ambiente”.
 
Outro destaque
O  Ranking de Competitividade dos Municípios é dividido em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Na dimensão sociedade (que agrupa pilares como acesso à saúde, qualidade da saúde, qualidade da educação, segurança, entre outros) Jundiaí – SP aparece em quarto lugar.
 
Outros rankings
Jundiaí figura, pelo segundo ano consecutivo, na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems –, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.
 
Em julho deste ano, Jundiaí foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).
 
Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2° lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.
 
Ainda no início de 2021, a Administração Municipal baixou um decreto instituindo a política de Governança Pública Municipal. Dessa forma, o governo institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e nos serviços prestados à população.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp