10/11/2021 às 13h02min - Atualizada em 10/11/2021 às 13h02min

Câmara incentiva a adesão de Várzea Paulista – SP na Semana Estadual de combate a Dengue

Iniciativa mobiliza população para ações que visam combate ao Aedes aegypti.

Redação
Teve início na segunda-feira (8) a Semana estadual de Combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. A ação estadual contra a dengue também inclui, as medidas preventivas contra a proliferação de escorpiões, na eliminação de criadouros e alerta aos riscos de acidentes por esses animais peçonhentos na população.

A campanha, promovida pelo Estado de São Paulo, visa engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus, com foco especial no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas arboviroses.
Além disso, a mobilização tem como objetivo reduzir as chances de que a população sofra ataques de escorpiões que, assim como o Aedes, podem se proliferar com maior facilidade no período de chuvas.

Dados estatísticos recentes mostram que o número de casos de dengue está em queda neste ano, entretanto, ações de eliminação do Aedes continuam sendo cruciais para reduzir ainda mais os casos.

Números da dengue em São Paulo
Dados mostram que até outubro desse ano, São Paulo registrou 137,7 mil casos de dengue e 54 óbitos. No mesmo período de 2020, foram 192,7 mil casos da doença e 140 mortes. Os números mostram estabilidade em relação à zika, com 11 casos neste ano e 12 no anterior, sem registro de mortes no período. Por outro lado, há aumento de chikungunya devido à sazonalidade, pois o vírus não circulou com intensidade nos últimos três anos. São 14,1 mil casos e 4 óbitos neste ano, até outubro. Já em 2020, foram 162 casos, sem mortes.

As três arboviroses podem ser prevenidas com a eliminação de criadouros do Aedes. Vasos, pratos de plantas, ralos, lajes, calhas e piscinas são recipientes que registraram aumento nos índices de incidência de larvas.

Além deles, caixas d’água, embalagens vazias, entulhos de construção, sucatas, pneus e plantas, ocos de árvore, bambu, por exemplo também são locais possíveis para proliferação. A limpeza adequada e regular, assim como a eliminação destes recipientes em quintais e espaços abertos, são fundamentais para evitar que o mosquito deposite seus ovos.

Já as estatísticas envolvendo escorpiões, mostram que neste ano, até setembro, foram registrados 34.224 acidentes e 9 óbitos. No ano passado, foram 36.109 casos e 7 óbitos, números que já sugerem a importância do combate ao animal.

Combate e prevenção
As melhores maneiras para evitar ataques e proliferação de escorpiões estão relacionados a manutenção de jardins e quintais limpos; a evitar o acúmulo de entulho, folhas secas e lixo doméstico; manter a grama aparada; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; e usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.
Em casos de acidentes por qualquer animal peçonhento, como é o caso do escorpião, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para receber o tratamento o mais rápido possível. Higienizar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa morna auxiliam a reduzir a dor.

Se possível, é recomendável capturar o animal e levar ao serviço de saúde, desde que isso seja feito com segurança e não demore, pois a prioridade é o atendimento médico urgente.

Não deve ser feito torniquete, garrote ou curativo que feche a ferida para evitar infecções; também não espremer ou sugar o local da picada; não aplicar qualquer tipo de substância (álcool, querosene, fumo, 09/11/2021 09:37 2/2 ervas, pó de café, terra). Gelo ou água fria acentuam a dor e, por isso, não é recomendado o uso.

Números de casos de dengue em Várzea Paulista
Este ano, Várzea Paulista – SP registrou 57 casos positivos de dengue, sendo 53 autóctones e 4 importados. Os bairros com mais casos são Cidade Nova II, Vila Real e Vila Popular. Em 2020, foram registrados 26 casos positivos de dengue, sendo 23 autóctones e 3 importados. Os bairros com mais casos foram Santa Terezinha, Cidade Nova II e Jardim América III.

Durante a campanha, cada município fica responsável por desenvolver as estratégias apropriadas para sua localidade, como visitas de agentes às residências e medidas de conscientização da população para adotar cuidados simples e que podem ser feitos diariamente.

Para reforçar a adesão à Semana de Mobilização, especialmente em  Várzea Paulista, a Câmara Municipal destaca as medidas que serão adotadas junto à população do município, salientando inclusive, a importância da participação e conscientização de todos os munícipes frente às ações, bem como a colaboração diante das equipes, organizações públicas e privadas  e adesão constante às medidas orientadas.

“Entendemos que a Câmara deve apoiar ações como essa que visam a prevenção e manutenção da saúde da população que ainda enfrenta e sofre as consequências  da Covid-19. Em Várzea Paulista, especialmente, as dificuldades no setor da saúde ainda são grandes, por isso temos que investir e apostar em ações preventivas como a Semana Estadual de combate à dengue”, disse o presidente da Câmara, Mauro Aparecido (PRB).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp