09/11/2021 às 21h15min - Atualizada em 09/11/2021 às 21h15min

O tempo e a temperatura, nesta quarta-feira (10)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta quarta-feira (10).

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) avança sobre a Região Sudeste do país, causando chuva forte e volumosa, principalmente entre Minas Gerais e o Espírito Santo, além do norte do Rio de Janeiro. Essa zona de convergência é o principal acontecimento climático do verão no Brasil e é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre a região Sudeste do país. Além disso, no litoral de São Paulo, uma frente fria provoca chuva forte ao longo do dia. A temperatura pode variar entre 12 e 30 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 70% por quase toda a região.

O interior da região Sul do país não apresenta condições para chuvas, mas a circulação marítima mantém o tempo instável entre o norte e leste do Paraná e leste de Santa Catarina, com risco de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Essa circulação marítima são movimentos de grandes massas de água dentro do oceano e junto com a circulação dos ventos, influenciam no clima dessas localidades. A temperatura pode variar entre 9 e 27 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 70% por quase toda a região.

A região Norte do país tem previsão de pancadas de chuva com trovoadas ao longo de todo o dia. Os temporais mais fortes são esperados entre o sul de Rondônia e Tocantins. O clima deve ficar instável também no Amazonas. Nas demais áreas, as pancadas de chuva serão frequentes, mas intercalando períodos de sol. A temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 78% por quase toda a região.

A região Nordeste do país deve ficar com tempo instável, e existe possibilidade de chuvas no Piauí, Maranhão e Tocantins ao longo de todo o dia. Além disso, existe risco de temporais e grandes volumes de água no oeste da Bahia. Os acumulados de chuva podem ser perigosos para essas localidades. Enquanto isso, na faixa litorânea que vai desde o Ceará até Sergipe, há probabilidade de chuva rápida. Nas demais áreas o tempo deve ser de sol. A temperatura pode variar entre 18 e 36 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 60% por quase toda a região.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) avança sobre a região Centro-Oeste do país, causando chuva forte e volumosa, principalmente entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, inclusive nas capitais. Essa zona de convergência é o principal acontecimento climático do verão no Brasil e é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre o Centro-Oeste. Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul a chuva é isolada, mas não se descarta o risco de temporais à tarde. A temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 78% por quase toda a região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp