05/11/2021 às 19h15min - Atualizada em 05/11/2021 às 19h25min

Jovem internado na capital vence o II Torneio Estadual de Xadrez Online da Fundação CASA

Adolescente é do CASA João do Pulo, do Complexo da Vila Maria; a 2ª e 3ª colocações ficaram, respectivamente, para jovens dos CASAs Terra Nova (Itaquá) e Araçá (Araçatuba).

CASA João do Pulo, Vencedor/Divulgação

O jovem Hugo (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA João do Pulo, no Complexo Vila Maria, na capital paulista, se tornou o campeão do II Torneio Estadual de Xadrez Online da Fundação CASA nesta sexta-feira (5), na etapa estadual que envolveu 240 adolescentes internados em 83 centros socioeducativos de 38 municípios no Estado de São Paulo.

Em segundo lugar ficou um adolescente do CASA Terra Nova, localizado em Itaquaquecetuba, e em terceiro um jovem do CASA Araçá, de Araçatuba, no interior paulista.

Nesta etapa estadual, os 20 primeiros colocados ganham medalhas, enquanto o CASA João do Pulo fica com o troféu. Nove jovens internados em centros socioeducativos da capital ficaram nas 20 primeiras colocações. A etapa estadual do Torneio foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.

Todos os jogos ocorreram por meio da plataforma virtual e gratuita chess.com. Pelo segundo ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Instituição realizou a versão virtual do seu tradicional Torneio de Xadrez, que já teve 15 edições.

Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a realização do Torneio contempla as atividades conjuntas entre os adolescentes, como parte da execução pedagógica da medida socioeducativa.

“O xadrez é um jogo de tabuleiro que permite trabalhar questões como a capacidade de tomar decisões acertadas e de raciocínio rápido, além de demonstrar respeito às regras”, contextualizou Fernando José da Costa.

Os jovens representaram 83 centros socioeducativos das oitos divisões regionais da Fundação CASA. O Torneio utilizou o sistema suíço para a classificação. Cada administração localizada é responsável por supervisionar um conjunto de centros de atendimento socioeducativo.

Os jogadores seguiram as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). Segundo o regramento da Federação, cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero.

A cada partida e rodada, a própria plataforma calculou a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. O Torneio foi misto. A adolescente, do gênero feminino, mais bem classificada, na 16ª colocação, está internada no CASA Chiquinha Gonzaga, na capital.

Os jovens participantes estão internados nas cidades de São Paulo – SP, Osasco – SP, São Bernardo do Campo – SP, Santo André – SP, Diadema – SP, Guarujá – SP, Praia Grande – SP, São Vicente – SP, Peruíbe – SP, Atibaia – SP, Arujá – SP, Caraguatatuba – SP, Itaquaquecetuba – SP, Jacareí – SP, São José dos Campos – SP, Lorena – SP, Guarulhos – SP, Franco da Rocha – SP, Campinas – SP, Limeira – SP, Mogi Mirim – SP, Araçatuba – SP, Presidente Bernardes – SP, Marília – SP, Lins – SP, Mirassol – SP, São José do Rio Preto – SP, Irapuru – SP, Ribeirão Preto – SP, Araraquara – SP, Sertãozinho – SP, São Carlos – SP, Taquaritinga – SP, Bauru – SP, Botucatu – SP, Cerqueira César – SP, Iaras – SP e Sorocaba – SP.

Confira a classificação completa, conforme o centro socioeducativo e a cidade onde se localiza:

1° – CASA João do Pulo, do Complexo Vila Maria, em São Paulo

2° – CASA Terra Nova, de Itaquaquecetuba

3° – CASA Araçá, de Araçatuba

4° – CASA Irapuru, de Irapuru

5° – CASA Araçá, de Araçatuba

6° – CASA Terra Nova, de Itaquaquecetuba

7° – CASA Ônix, do Complexo Vila Maria, em São Paulo

8° – CASA Manacá da Serra, de Franco da Rocha

9° – CASA Tapajós, do Complexo Franco da Rocha, em Franco da Rocha

10°– CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo

11° – CASA Nova Vida, do Complexo Vila Maria, em São Paulo

12° – CASA São Carlos, de São Carlos

13° – CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo

14° – CASA Jardim São Luiz II, em São Paulo

15° – CASA Araçá, de Araçatuba

16° – CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo

17° – CASA Rio Dourado, de Lins

18° – CASA Ouro Preto, do Complexo Vila Maria, em São Paulo

19° – CASA Itaparica, do Complexo do Brás, em São Paulo

20° – CASA João Paulo II, de Cerqueira César


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp