Uma pesquisa feita pela Offerwise constatou que 70% dos entrevistados pretendem realizar compras on-line na Black Friday 2021. Para o especialista em logística e presidente do Conselho de Administração da Pathfind, Antonio Wrobleski, a Black Friday deste ano será a maior de todas quando falamos em vendas pela internet. “Acredito que o mercado como um todo não vai vender mais, mas o mercado como e-commerce sim”.
Para isso, Antonio dá algumas dicas: “Pesquisar sobre o seu produto e o posicionamento dele no mercado para concluir se há necessidade de aumentar o estoque ou não. Algumas pequenas empresas não têm histórico de vendas de outros anos na Black Friday, por isso é importante que usem outras maiores como referência e inspiração para a logística e fluxo de vendas”.
Cuidado na hora das compras
Segundo pesquisa feita pelo Portal UOL, 92% das pessoas que pretendem comprar durante a Black Friday estão optando por pesquisar antecipadamente os percentuais de descontos dos produtos de interesse. O especialista em direito internacional, Leonardo Leão, alerta que é necessária atenção. “O consumidor deve ficar muito atento para que a Black Friday não vire uma ‘Black Fraude’”.
Leonardo, que é CEO e consultor de imigração e negócios internacionais da Leão Group - com sedes no Brasil, Estados Unidos e Europa -, diz que a Black Friday é muito importante economicamente, e compara a tentativa dos dias de promoções aqui no Brasil com a realidade dos EUA.
A Black Friday, que surgiu nos Estados Unidos, era conhecida como uma sexta-feira ruim para o comércio. Por ser um dia após o feriado de Ação de Graças, a queda das vendas era gigante. Para atrair as pessoas a comprarem nesse feriado, criou-se as promoções de Black Friday.