26/10/2021 às 18h04min - Atualizada em 26/10/2021 às 18h04min

OMS pede que países reconheçam todas as vacinas aprovadas pelo órgão

Pandemia está “longe de ter acabado”, afirma comitê de emergências da OMS. Até agora, entidade aprovou vacinas da Moderna, da Pfizer, da Sinopharm, da Sinovac, da Johnson & Johnson e da Astrazeneca.

A pandemia da Covid-19 está “longe de ter acabado”, alertou nesta terça-feira (26) o comitê de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu aos países para reconhecerem todas as vacinas aprovadas pelo órgão.

Este comitê se reúne a cada três meses para fazer um balanço da situação.

Após seu último encontro na semana passada, publicou hoje uma declaração na qual afirma que “embora tenhamos progredido graças a um uso maior das vacinas contra a Covid-19 e seus tratamentos, a análise da situação atual e dos modelos de previsão indicam que a pandemia está longe de ter acabado”.

O comitê também afirmou que decidiu por “unanimidade que a pandemia constitui um fato extraordinário que continua prejudicando a saúde das populações de todo o mundo, apresenta um risco de propagação internacional e de perturbação do tráfego internacional e precisa de uma resposta internacional coordenada”.

Em suas recomendações aos governos, o comitê continua se opondo ao princípio do passaporte da vacina nas viagens internacionais, devido à distribuição desigual dos imunizantes no mundo.

Também pede aos Estados que “reconheçam as vacinas que receberam a autorização de uso emergencial” da OMS.

Até agora, a OMS aprovou duas vacinas de RNA mensageiro (Moderna e Pfizer/BioNTech), dois imunizantes chineses da Sinopharm e Sinovac, o da Johnson & Johnson e várias versões da Astrazeneca.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp