22/10/2021 às 13h46min - Atualizada em 22/10/2021 às 13h46min

5 dicas para ter dinheiro no bolso no início do ano

Com um bom planejamento financeiro, você consegue se organizar para quitar seus compromissos de uma forma muito mais tranquila.

Planejamento para o novo ano

Para muitas pessoas, conseguir melhorar o planejamento financeiro e ter mais equilíbrio financeiro é uma das promessas de ano novo mais comuns e também importantes!

Saia das dívidas

A situação econômica de nosso país é um dos fatores que leva muitas pessoas a estar com dívidas que não tem condições de pagar. Às vezes, a falta de planejamento financeiro é o que leva a pessoa a contrair dívidas.

Estar endividado é uma situação delicada que atinge mais da metade das pessoas no Brasil – e que pode gerar muito estresse e preocupação.

Se este for o caso, você pode adotar algumas estratégias para resolver essa situação.

Quitar as dívidas é um importante passo para melhorar o seu planejamento financeiro no momento presente e também futuro.

Negociação de dívidas

A renegociação de dívidas é uma das alternativas que se tem para conseguir organizar as contas na crise.

Você pode fazer a negociação de suas dívidas diretamente com o credor para chegar a condições mais viáveis de pagamento.

Além disso, você pode até mesmo trocar uma dívida cara por outra mais barata. É o caso de usar um empréstimo com juros baixos para quitar a dívida do cheque especial, por exemplo.

Existem muitos bons motivos para se fazer uma renegociação de dívidas.

Limpar o nome:

Ficar com dívidas pode te trazer vários incômodos.

O mais importante de você negociar suas dívidas é que você limpa o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso engloba inclusive você ter mais facilidade para acesso a empréstimos e financiamentos, crediário de lojas varejistas e até mesmo cartões de crédito.

Reduzir os juros da dívida.

Você pode conseguir renegociar a dívida quando o credor está aberto a conversar. Dá pra você conversar de forma a conseguir que ele reduza a taxa de juros e também aumente o prazo para você pagar a dívida.

Existem, em algumas ocasiões, feirões organizados pelos birôs de crédito – como o Feirão Limpa Nome, do Serasa.

Nestes eventos, o devedor pode conversar com o credor para ambos chegarem a um acordo visando melhores condições para negociar a dívida.

Renegociar dívidas para que elas não cresçam mais

As dívidas costumam virar em uma enorme bola de neve crescendo desenfreadamente, devido à alta taxa de juros geralmente cobrada.

Dessa forma, pode ficar praticamente impossível de pagar a dívida, principalmente se o salário (renda) do devedor não cresce de forma exponencial (se multiplicando) de forma proporcional à dívida.

Isso dificulta demais o pagamento da dívida.Mas, em um processo de renegociação de dívidas, essa bola de neve pode ter um final.

Pode ser o endividado fazendo um acordo diretamente com o credor, ou então ele buscar um novo empréstimo - com taxas e prazo menos pesados – para conseguir quitar essa dívida e fazê-la parar de se multiplicar, parar de crescer.

Isso pode dar um alívio financeiro ao endividado e dar a ele mais espaço/tempo para conseguir melhorar o próprio planejamento financeiro pessoal.

Ter sensação de paz e tranquilidade

Estudos comprovam que quando a pessoa está com dívidas, isto pode trazer um estado emocional negativo.

Isto pode trazer consequências ruins para o comportamento da pessoa, prejudicando relações sociais e até mesmo o trabalho da pessoa.

Por isso, melhorar o planejamento financeiro pessoal é de enorme importância para a vida da pessoa.

Você pode evitar que este tipo de situação de dívidas volte a acontecer novamente – e assim, melhorar a sua saúde emocional e melhorar até mesmo o nível de felicidade.

Tem situações que chegam a afetar até mesmo a autoestima da pessoa e a felicidade da pessoa.

Trocando uma dívida cara por uma barata

Você pode fazer um empréstimo novo para pagar uma dívida antiga, e isto pode em alguns casos ser vantajoso para você.

Por exemplo, você poderia contratar um empréstimo para pagar a dívida do cartão de crédito.

É possível você encontrar condições de prazo e também de taxas de juros que sejam menos pesadas para você e que te dê um alívio para rever seu planejamento financeiro pessoal.

Algumas das alternativas mais comuns que você pode encontrar no mercado são o empréstimo com imóvel como garantia, ou um empréstimo com carro como garantia.

Essas duas alternativas costumam ser as que te oferecem crédito com uma das menores taxas de juros do mercado.

Outra alternativa que você também pode considerar seria o crédito consignado privado. Aqui, o credor – financeira que te oferece o empréstimo - desconta as parcelas direto da sua folha de pagamento – ou seja, ao receber o salário já vem descontado as parcelas do empréstimo.

Esta alternativa pode reduzir os riscos ao credor – menor chance de inadimplência por parte do devedor. Com isto, dá pra oferecer condições de crédito melhores e mais flexíveis.

Coloque a casa em ordem

Você sempre deve se organizar para manter um bom planejamento financeiro pessoal. Procure sempre evitar novas dívidas.

Para isto, você sempre deve sempre gastar menos dinheiro do que a quantidade que recebe.Se você tem algum objetivo – reforma da casa, por exemplo -, se planeje com antecedência para evitar gastos inesperados.

Reveja hábitos financeiros negativos

Manter um bom planejamento financeiro requer disciplina e bons hábitos. Melhorar seus hábitos de consumo é sempre muito bem indicado.

Você pode: evitar o consumo de supérfluos, criar um fundo para emergências (poupança ou outra aplicação de sua preferência), sempre acompanhar a fatura do cartão de crédito, criar objetivos de curto, médio e longo prazo que sejam claros e de importância para você.

Busque boas fontes de investimento

Uma vez que você já tenha regularizado (pago) suas dívidas, procure guardar dinheiro para formar um patrimônio.

Há diversas soluções que você pode usar de acordo com os seus objetivos. Você pode investir para formar reserva de emergência, realizar compras grandes à vista e até mesmo criar renda passiva – alternativas que te evitam criar dívidas.

Acompanhe a estratégia ao longo do tempo

Busque sempre ter em mente o que é mais importante para você. Adote estratégias que sejam adequadas para o seu planejamento financeiro pessoal e acompanhe ao longo do tempo a sua evolução.

Considerações finais

Com um bom planejamento financeiro, você consegue se organizar para quitar seus compromissos de uma forma muito mais tranquila.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp