19/10/2021 às 18h00min - Atualizada em 19/10/2021 às 18h00min

“Não se deve ter uma prova única, em um único dia no ano, para o Enem; estamos atrasados em relação ao mundo”, diz coordenadora da Cesgranrio

Nilma Fontanive coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio falou sobre o momento atual do ENEM, suas necessidades, semelhanças e diferenças em relação ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes para Escolas (Pisa para Escolas), em painel que aconteceu no do Educa Week 2021, que contou, ainda, com a presença de Maria Helena Guimarães de Castro, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os participantes do painel Olhar Inovador para as Demandas Educacionais, que aconteceu ontem, dia 18/10, primeiro dia de debates do Educa Week 2021 entraram em consenso de que o Enem do Brasil está atrasado em relação às avaliações para o acesso ao ensino superior realizados em outros países do mundo. A questão foi levantada por Nilma Fontanive, da Fundação Cesgranrio, organização que é responsável por aplicar o Exame Nacional para o Ensino Médio.

A presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE) Maria Helena Guimarães de Castro concordou com a afirmação e disse que a possibilidade de várias provas durante o ano está sendo discutida pela comissão de trabalho que trata das questões da avaliação. “É um absurdo que o Enem só ocorra um dia por ano; está em discussão a possibilidade de contarmos com mais dias de prova”, afirmou ela.

Maria Helena reforçou, ainda, que o objetivo do ENEM continuará sendo centrado no estudante. “O propósito do ENEM é selecionar o aluno para o ingresso no ensino superior”, disse ela. “O Enem deve avaliar o desempenho individual do aluno; e não as escolas”, afirmou. “O objetivo do Enem não é o ranking das escolas. ”

Maria Helena afirmou também que, em sua opinião, o Enem não deve ser o único critério de acesso para o ensino superior. “Algumas universidades, como a Unicamp e a USP, já agregam outros elementos, valorizando o talento e medalhas conquistadas pelos alunos, numa competição esportiva ou em uma Olimpíada de Matemática ou Física, por exemplo”, disse a presidente do CNE.

A coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio Nilma Fontanive enfatizou que a avaliação Pisa para Escolas é de fundamental importância para as instituições de ensino saberem como seus alunos estão em comparação a estudantes do mundo todo. “Estamos preocupados como o Brasil está, em relação ao ensino de outros países do mundo”, afirmou Nilma.

Novo Enem e o PISA

A presidente do Conselho Nacional da Educação disse, ainda, que é fundamental garantir a conectividade dos alunos e que há intenção de que a primeira etapa do novo Enem, a ser implementado a partir de 2024, fique mais próxima do PISA, avaliando competências multidisciplinares das áreas de conhecimento.

Sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que vai acontecer em 2022, a avaliação contará com uma nova competência, considerada um avanço na agenda de mudanças da avaliação. “Pela primeira vez, o PISA irá avaliar a criatividade dos alunos’, exemplificou a presidente do CNE. “O Enem precisa avaliar as competências do século 21”.

Estiveram presentes no debate, além de Maria Helena Guimarães, do CNE e de Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio; Lena Cypriano, diretora pedagógica do Progresso Bilíngue Campinas – Unidade Cambuí, do Grupo Atmo Educação; Álvaro Freitas, superintendente de concursos da Fundação Cesgranrio, e, ainda, Rodrigo Fulgêncio, diretor executivo de unidades escolares da Poliedro Educação e Rogério Giorgion, coordenador geral da Escola Alef Peretz.

Em tempo: a Cesgranrio é a organização no Brasil responsável pela aplicação tanto do ENEM como do PISA para Escolas, que oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

A avaliação PISA oferece um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Já o Pisa para Escolas é uma avaliação realizada, por adesão das escolas ou dos sistemas escolares, nas mesmas métricas (escalas) do Pisa e terá dois ciclos avaliativos em 2022.

“Os gestores públicos e todos os educadores devem priorizar a capacidade de compreender as diversas realidades do país e suas demandas, mas, ao mesmo tempo, sempre buscar os indicadores internacionais de valor, como o PISA”, ressalta Ismael Rocha, diretor acadêmico do Institute of Technology and Education (Iteduc) e diretor pedagógico do Educa Week.

O Educa Week 2021

Considerado o maior evento de educação básica do Brasil, em sua sexta edição, vai reunir as maiores autoridades, líderes e ativistas do país, além de especialistas internacionais (das universidades de Harvard e Stanford), durante seis dias. A programação totaliza 36 painéis, com temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia. Serão abordados aspectos pedagógicos e socioemocionais, transformações geradas no pós-pandemia, os desafios para a escola pública de qualidade, edtechs, e, ainda, como melhorar os índices educacionais no Brasil. Serão debatidas, também, as tendências da educação no Exterior, com estudos de caso em países como Estados Unidos, China e Finlândia. Para completar, o Prêmio Destaque Educação irá reconhecer os projetos pedagógicos que transformaram para melhor a vida dos estudantes durante a pandemia. Confira a programação completa, acessando: https://educaweek.com.br/

O Educa Week é uma realização da Educational Leaders (Grupo de Líderes da Educação), em parceria com o Institute of Technology and Education (Iteduc) e SD Student Travel. Tem como patrocinadores as seguintes organizações: Matific, Árvore, Escolas Exponenciais, FTD Educação, International School, Eduqo e Somos Educação, além do apoio do Colégio Bandeirantes, Colégio Dante Alighieri, Vertice, Colégio Santo Américo, Colégio Rio Branco, Colégio Magno Mágico de Oz, ABStartups, Instituto Casa Grande, Grupo Rabbit, Seppo e Unibes Cultural.


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