14/10/2021 às 10h26min - Atualizada em 14/10/2021 às 10h26min

Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista – SP lançam novos vídeos em live

Mostra do trabalho dos corais adulto e infanto-juvenil thyssenkrupp será no sábado, 16, às 16h.

O projeto Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista – SP realiza uma live neste sábado (16/10), para apresentar dois novos vídeos. A transmissão será pelo canal do Youtube da Direção Cultura, às 16h, num bate-papo com os professores do projeto, Silmara Drezza e Marco Antonio de Almeida Cunha.

“Andar com fé”, de Gilberto Gil, é a música escolhida para o coral infanto-juvenil, em arranjo de Juliana Ripke. O coral adulto apresenta “Seresta”, uma composição de Ana Salvagni e José Eduardo Gramani, com arranjo de Wilson Nascimento.

“’Seresta’ foi incluída este ano no repertório por ser uma peça que tem uma linda melodia e harmonia favorável ao nosso grupo e às condições de trabalho”, comenta Marco Antônio, regente do coral adulto. As atividades começaram em 1993, como parte das atividades do Centro Cultural de Campo Limpo Paulista. Inicialmente voltado a colaboradores da thyssenkrupp, hoje é aberto à participação de toda a população da cidade e já realizou apresentações em diversos eventos e solenidades. Em 2000 lançou seu primeiro CD, “Sons, Culturas e Canções”, seguido por “MisaCriolla”, gravação da obra de Ariel Ramirez, em 2004.


Neste ano, os ensaios aconteceram de modo remoto, e mesmo assim o grupo trabalhou bastante, como conta o regente: “Estamos finalizando mais duas músicas, e em fase de ensaio de uma quarta peça, todas brasileiras do repertório popular, e uma entrando na esfera do erudito, com Villa-Lobos. Com o avanço da vacinação e as estatísticas indicando queda nos índices da pandemia, já estamos vislumbrando o retorno aos trabalhos presenciais, obviamente adotando todos os protocolos de segurança específicos para a prática do canto coral. Estamos todos com muitas saudades dos nossos ensaios presenciais, do contato direto com as pessoas, do “cantar ouvindo os outros, o todo” e, no meu caso, de poder finalmente voltar a dirigir o grupo, reger os cantores, produzir a sonoridade coletiva real, não virtual, diz Marco Antonio de Almeida Cunha. “Manter os ensaios de modo totalmente online foi um enorme desafio, pra mim, como regente, para a equipe técnica e para os coralistas, já que não tinham nenhuma intimidade com este tipo de tecnologia, reuniões virtuais, gravações, enfim, tivemos que nos reinventar. Mas considero a experiência muito positiva, apesar de tudo, pois pudemos aprender e adotar procedimentos que serão muito úteis também quando retomarmos os ensaios presenciais, como as gravações para estudo e reuniões para tirar dúvidas...”, conclui.

O vídeo do coral infanto-juvenil também foi produzido remotamente, mas o grupo já começou a realizar seus primeiros ensaios presenciais. Criado em 2002, o coral é regido por Silmara Drezza e envolve, além das aulas de canto coral, técnica vocal e expressão corporal. “Esse foi um ano difícil, porque ficamos parados durante todo ano de 2019, e começamos em fevereiro com aulas remotas. Desde setembro, voltamos a fazer alguns ensaios presenciais, agora no SESI, e estão todos bem animados”, comenta a regente, que contou com uma grande equipe para a produção do vídeo, incluindo preparador vocal, corporal, editor de áudio, vídeo e até uma aula especial de percussão corporal. “O clipe tem algumas intervenções com palmas, então quis que os alunos tivessem contato com uma pessoa mais experiente para ensinar esses diversos timbres que a gente pode tirar com nosso corpo”, explica.

Em Campo Limpo Paulista, o projeto Oficinas Culturais oferece aulas de coral adulto e infanto-juvenil gratuitas, para qualquer interessado, com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do SESI Campo Limpo Paulista. Para o próximo ano, a ideia é ampliar ainda mais o número de alunos. “Teremos um núcleo só de coral infantil, e outro para a turma infanto-juvenil, mais adolescente. A ideia é dividir mais as faixas etárias, para enriquecer ainda mais nosso trabalho”, explica Silmara.

Quem quiser mais informações sobre como se inscrever, em qualquer uma das turmas, pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 99855-1367.

Oficinas Culturais em Campo Limpo Paulista

Lançamento dos vídeos do Coral Adulto e Infanto-Juvenil thyssenkrupp

Data: Sábado, 16/10/2021

Horário: 16h

Transmissão: Canais Direção Cultura

Facebook: https://www.facebook.com/direcaocultura

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCAvJREooEEnPiGZziioqVmg


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp