08/10/2021 às 18h06min - Atualizada em 08/10/2021 às 18h06min

Dia Mundial da Obesidade: três novas técnicas inéditas de cirurgia bariátrica serão debatidas por entidades neste fim de semana

52% dos brasileiros declararam ter engordado na pandemia. Aliado a isso, houve uma redução em mais de 69% na realização de cirurgias bariátricas e as filas para realização do procedimento aumentaram em todo o país.

A possibilidade de ampliar o número de técnicas de cirurgia bariátrica realizadas no país será discutida, pela primeira vez, com a participação de entidades médicas e cirurgiões. Acontece neste sábado (09), em São Paulo, o Fórum de Cirurgias Emergentes, evento coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM), e que irá debater três novas técnicas já regulamentadas em outros países, mas ainda não aprovadas no Brasil.

“A inclusão de novas técnicas vem ao encontro com o atual momento que estamos vivendo, tendo em vista que 52% dos brasileiros declararam ter engordado na pandemia e a obesidade e doenças associada a ela aumentaram. Aliado a isso, houve uma redução no número de cirurgias bariátricas em 2020, aumentando ainda mais o tempo de espera dos pacientes que buscam o SUS para o tratamento cirúrgico da obesidade”, afirma o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.

Números – Para que se tenha ideia o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019, para 3.772 em 2020. Em 2021, até o mês de julho, foram realizadas 990 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde. A realização de cirurgias pelos planos de saúde também caiu 11,9%, saindo de 52.599 procedimentos realizado em 2019, para 46.419 cirurgias em 2020.

Em contrapartida, a recente pesquisa Diet & Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia de COVID-19. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%. Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros ganharam, em média, cerca de 6,5 quilos neste período.

Novas técnicas – Os procedimentos, que possuem estudos e resultados sobre eficácia, e serão debatidos no Fórum de Cirurgias Emergentes são a cirurgia Duodenal Switch de Anastomose Única – também conhecida como SADS (sigla em inglês: Single-Anastomosis Duodenal Switch); a cirurgia OAGB (sigla em inglês: One Anastomosis Gastric Bypass) e a Bipartição Trânsito Intestinal, também conhecida como Interposição Ileal.

Os resultados obtidos com cirurgia metabólica – técnica exclusiva para o tratamento de Diabetes Tipo 2, mas que já possui aprovação do CFM desde 2017 – também serão apresentados no Fórum.

Técnicas em desuso – Hoje no Brasil são realizadas com autorização do Conselho Federal de Medicina 5 técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade: o by-pass gástrico, a gastrectomia vertical, duodenal switch, banda gástrica e a cirurgia de scopinaro.

Destas, duas já estão em desuso – a banda gástrica e a scopinaro - devido a evolução das demais técnicas e dos desfechos constatados.

O presidente da SBCBM, Fábio Viegas, explica que o debate sobre a inclusão de novas técnicas cirúrgicas é fundamental para atender a individualidade de cada paciente. "As técnicas mais realizadas no momento são sleeve e by-pass e, ao mesmo tempo, temos pacientes com diferentes perfis, diferentes tipos de comorbidades, idade e perfil metabólico diferentes também. Estes motivos nos levam a crer que os cirurgiões precisam ter outras técnicas aprovadas para aplicá-las de acordo com a individualidade de cada paciente", completa o presidente da SBCBM.

O objetivo do Fórum é levar ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a possibilidade de revisar e ampliar o escopo de cirurgias bariátricas que são autorizadas no Brasil.

Participam do Fórum de Cirurgias Emergentes – que também será transmitido online pelo endereço https://eventos.net/FSCE/ representantes do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

Serviço: Fórum de Cirurgias Emergentes
Data: 09/10
Horário: das 8h às 16h
Local: Hotel São Paulo
Inscrições e transmissão ao vivo: https://eventos.net/FSCE/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp