08/10/2021 às 10h27min - Atualizada em 08/10/2021 às 10h27min

Fechamento gradual das bilheterias de metrô em São Paulo começa nesta sexta-feira (8)

Até o fim do ano, bilhetes deverão ser vendido apenas digitalmente.

O processo de fechamento completo das bilheterias do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo vai começar nesta sexta-feira (8) com a redução do horário de funcionamento das bilheterias das estações Belém, da Linha 3- Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, da Linha 9- Esmeralda da CPTM.

A partir desta sexta-feira, as bilheterias dessas duas estações vão funcionar apenas das 6h às 10h e das 16h às 20h. A partir da próxima sexta-feira (15), as bilheterias nesses locais terão as atividades definitivamente encerradas.

O calendário com a desativação dos guichês em outras estações ainda não foi divulgado.

O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (4) a decisão de suspender em definitivo o funcionamento das bilheterias do Metrô e da CPTM até o fim do ano. A expectativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos é a de obter uma economia de R$ 100 milhões por ano. Ainda segundo o governo, os funcionários das bilheterias vão ser realocados em outras funções.

A gestão estadual afirma que o fechamento total das bilheterias vai ser gradual e que vai haver uma ampliação dos pontos de venda do bilhete virtual conveniados, geralmente localizados em estabelecimentos comerciais ao redor das estações.

A secretaria alega que somente cerca de 25% dos usuários diários da CPTM e 15% do Metrô não usam o cartão do Bilhete Único ou do BOM e, portanto, serão impactados diretamente com o fechamento das bilheterias nas estações.

O governo também promete corrigir problemas técnicos que os terminais de autoatendimento frequentemente apresentam aos usuários do transporte público de São Paulo na hora da compra.

Segundo o secretário Alexandre Baldy, apesar da redução de custo, nenhum empregado que trabalha nas bilheterias do Metrô e da CPTM será demitido, mas a promessa não é válida para funcionários de empresas terceirizadas.

Bilhete digital

No final de 2020, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos lançou o bilhete unitário digital para ser utilizado nas estações do Metrô e da CPTM.

Batizado de TOP, o bilhete funciona por meio de QR Code em aplicativo de celular ou pode ser impresso em máquinas de autoatendimento. O valor da passagem é o mesmo do Bilhete Único: R$ 4,40.

O usuário pode comprar diariamente pelo aplicativo até dez bilhetes que não têm prazo para expirar. Os bilhetes unitários em papel ainda não têm data para sair de circulação.

O governo de São Paulo afirmou que cerca de 40 milhões de bilhetes com o QRCode já foram comercializados e emitidos pelo aplicativo TOP, do Metrô e da CPTM em São Paulo.


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