30/09/2021 às 13h48min - Atualizada em 30/09/2021 às 13h48min

Consagrada no Japão e aplicada em atletas de alto rendimento, neuroterapia chega ao Brasil para aliviar dores crônicas

Com o intuito de difundir a Neuroterapia e a técnica que desenvolveu – denominada “Neuroterapia por Reload Proprioceptivo” –, Yujiro Abe fundou, no Japão, o empreendimento “Doutor da Dor”.

Fisioterapeuta Yujiro Abe/Divulgação.

Resultado de 30 anos de conhecimento empírico e pesquisas científicas, uma técnica de Neuroterapia desenvolvida pelo fisioterapeuta Yujiro Abe combate um dos males que mais causam sofrimento na população: as dores crônicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada dez pessoas no mundo, três são acometidas pelo problema.

Com o intuito de difundir a Neuroterapia e a técnica que desenvolveu – denominada “Neuroterapia por Reload Proprioceptivo” –, Yujiro Abe fundou, no Japão, o empreendimento “Doutor da Dor”. Atualmente, o “Doutor da Dor” conta com uma equipe de oito profissionais, com pontos de atendimento tanto em cidades japonesas como no Brasil (Rio de Janeiro).

Agora, o “Doutor da Dor” busca expandir não só seus pontos de atendimento, como a própria técnica. Desta forma, planeja ampliar os cursos de formação, bem como promover o conhecimento sobre a Neuroterapia por Reload Proprioceptivo.

O intuito é, desde já, ressaltar que se trata de ciência – e nada tem de curandeirismo –, que utiliza-se de técnicas do saber científico, com aplicabilidade prática – e não se baseia em misticismo. Promove tratamento e eliminação da dor, e não a promessa de curas milagrosas.

“É um tratamento, sem uso de medicamentos, que elimina dor. É baseado em conceitos da Medicina, Odontologia e Fisioterapia, estudados de maneira integrada, proporcionando uma nova forma de entender a anatomia humana. Algo diferente, com metodologia científica, na concepção da Reabilitação Integrativa Multidisciplinar”, ressalta o especialista.

O “Doutor da Dor” tem se destacado pelo atendimento a atletas de alto rendimento, das mais variadas modalidades. Trata-se de um público que, pela natureza da atividade, não raro é acometido por problemas que geram dores crônicas, e que precisa superá-las para que possam exercer a profissão.

A equipe do “Doutor da Dor” tem na bagagem atendimento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a equipes que disputam Jogos Olímpicos. “Mas entendemos que isso não pode ficar restrito ao mundo esportivo. As dores crônicas atingem uma parcela grande da população, prejudicando a qualidade de vida. A técnica precisa ser universalizada”, sublinha Yujiro Abe.

No Japão, há dezenas de profissionais exercendo a técnica; no Brasil, em torno de 20. A preocupação em difundir a metodologia e, assim, alcançar mais pessoas, é fundamentada no agravamento do problema das dores crônicas, como consequência da pandemia de Covid-19. De um lado, por sequelas da própria doença – fenômeno chamado de “Covid longa”. De outro, pela expansão do home office, feito geralmente em condições ergonômicas inadequadas, além da pouca prática de atividade física.

SOBRE O PROFISSIONAL

Yujiro Abe tem quase três décadas de formação e experiência em Fisioterapia. Graduou-se na área em 1992, pela Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). Em 2016, concluiu mestrado em Ciências, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Campus Capital. Entre 2018 e 2019, na mesma instituição, atuou como docente convidado da Pós-Graduação de Termografia e Termologia, da Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia.

Suas especialidades são fisioterapia esportiva, ortopedia, traumatologia, transtorno de dor, neurofisiologia do movimento e tratamento de pacientes de alta complexidade. E ele mantém as pesquisas voltadas à “Neuroterapia por Reload Proprioceptivo”. “Pesquisa é algo que nunca se termina. É um fazer e um descobrir constantes”, assinala.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre o “Doutor da Dor”: www.drdador.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp