15/09/2021 às 16h53min - Atualizada em 15/09/2021 às 16h53min

CPI aprova convocação de Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro

Comissão diz ter indícios de que Ana Cristina Siqueira Valle atuou para fazer indicações a cargos no governo federal a pedido de advogado apontado como lobista e ouvido nesta quarta-feira.

A CPI da Pandemia aprovou nesta quarta-feira (15) a convocação de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro (Sem Partido).

O requerimento, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania), foi aprovado durante depoimento do advogado, empresário e lobista Marconny Albernaz Ribeiro de Faria, amigo de Cristina e de Jair Renan Bolsonaro, filho “04” do presidente.

A CPI diz ter indícios de que Ana Cristina Siqueira Valle mantinha relação de proximidade com o lobista e que, a pedido dele, atuou para fazer indicações para cargos no governo federal.

“Como se sabe, o senhor Marconny Faria atuou como lobista da empresa Precisa Medicamentos, investigada pela CPI da Pandemia em razão de irregularidades na negociação de compra da vacina Covaxin, de modo que a sua relação próxima com a ex-esposa do senhor Jair Bolsonaro deve ser amplamente esclarecida, com vistas a examinar potencial atuação ilícita de ambos no contexto da pandemia”, afirmou o senador Alessandro Vieira.

Nesta quarta-feira, Marconny Albernaz afirmou manter uma relação de amizade com Jair Renan Bolsonaro e disse que conheceu Ana Cristina por meio do filho. Ele negou ter negócios com a família.

O lobista, no entanto, recorreu ao direito de permanecer em silêncio quando questionado se Ana Cristina Valle atuou, em nome dele, na indicação de cargos no governo federal.

De acordo com senadores, mensagens obtidas pela CPI mostram conversas de Marconny buscando a advogada do presidente Jair Bolsonaro, Karina Kufa, e o ministro Jorge Oliveira, do Tribunal de Contas da União, na tentativa de emplacar os indicados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp