14/09/2021 às 10h04min - Atualizada em 14/09/2021 às 10h04min

Passaporte da vacina começar a valer na quarta-feira (15) no Rio de Janeiro – RJ

O passaporte que precisa ser apresentado no Rio de Janeiro pode ser tanto o comprovante físico da vacina da Secretaria Municipal de Saúde, a carteira de vacinação ou o certificado emitido pelo site ou app do ConecteSUS.

A cidade do Rio de Janeiro – RJ vai passar a adotar o passaporte de vacina a partir desta quarta-feira (15). A medida estava prevista para o fim de agosto, mas foi adiada por conta de instabilidades no aplicativo ConecteSUS, que fornece o comprovante de imunização contra a Covid-19.

O documento vai ser necessário para que a população tenha acesso a serviços como cinemas, shoppings academias e outros espaços de turismo. Com o tempo, isso deve ser ampliado para eventos com público maior.

Na segunda-feira (13), a Justiça carioca negou um pedido para suspender o decreto. “Exigir a vacinação como forma de autorizar a entrada e permanência em estabelecimentos sem sombra de dúvidas se revela eficaz para o controle da propagação do vírus”, disse a desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves na decisão.

O pedido de suspensão dizia que o passaporte de vacina no Rio de Janeiro é inconstitucional, pois viola o direito de circulação livre. “A parcial limitação do direito individual de locomoção de um cidadão ou de determinada parcela destes que não pretendam se vacinar inequivocamente é menos gravosa que os inúmeros benefícios sociais e comunitários da população no ideal de se ver livre da pandemia”, justificou ainda a magistrada na decisão.

O passaporte que precisa ser apresentado no Rio de Janeiro pode ser tanto o comprovante físico da vacina da Secretaria Municipal de Saúde, a carteira de vacinação ou o certificado emitido pelo site ou app do ConecteSUS.

Mesmo com o comprovante, o uso de máscara, o controle de entrada e a necessidade de evitar aglomeração continuam valendo. Lembrando que shoppings, restaurantes e bares não foram inclusos na medida e continuam com circulação livre. Veja o passo a passo de como tirar sua carteira de vacinação digital pelo ConecteSUS.

Quais são os locais de uso coletivo?

  • academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
  • vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
  • cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
  • atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
  • locais de visitação turística, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
  • conferências, convenções e feiras comerciais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp