11/09/2021 às 10h50min - Atualizada em 11/09/2021 às 10h50min

Em editorial, Estadão afirma que “a palavra de Bolsonaro não vale nada”

“Na prática, sua Declaração à Nação se presta a tentar fazer os brasileiros esquecerem que ele passou seu mandato se dedicando a criar uma crise atrás da outra”, destaca o jornal.

O jornal O Estado de S. Paulo afirma, em editorial publicado neste sábado (11), que não se pode confiar em Jair Bolsonaro (Sem Partido) mesmo após o recuo explicitado pela Carta à Nação divulgada após as ameaças golpistas feitas no dia 7 de setembro. “Como se sabe, a palavra de Bolsonaro não vale nada”, destaca o texto. “Na prática, sua Declaração à Nação se presta a tentar fazer os brasileiros esquecerem que ele passou seu mandato se dedicando a criar uma crise atrás da outra, inflamando o País e cometendo crimes de responsabilidade em profusão, tudo isso para esconder sua profunda incompetência”, ressalta o jornal.

Ainda conforme o periódico, “num Estado Democrático de Direito, o exercício do poder exige necessariamente diálogo, respeito ao outro, reconhecimento dos erros. Por sua vez, a aposta no conflito gera impasse e paralisia. Resultado do exercício da política e expressão da necessidade de harmonia institucional, a Declaração à Nação é, assim, a perfeita antítese do bolsonarismo. Não se deve estranhar a frustração dos bolsonaristas com o texto”.

“Mas o gesto de Bolsonaro, em si, é insuficiente. Não basta parar as agressões contra juízes e as difamações contra as eleições. Há um País a ser governado. Existem problemas sérios a serem enfrentados. Talvez aqui esteja o aspecto central de desconfiança em relação a Jair Bolsonaro. O fim da produção diária de conflitos, se for para valer, é certamente bem-vindo, mas Bolsonaro não foi eleito apenas para ser pacífico, e sim para governar – o que não fez até agora”, finaliza o editorial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp