06/09/2021 às 11h13min - Atualizada em 06/09/2021 às 11h13min

Museu da Língua Portuguesa participa da Jornada do Patrimônio com visita mediada, encontro virtual e filme sobre o relojoeiro da Estação da Luz

Evento, que vai acontecer entre os dias 11 e 12 de setembro, tem como tema “Nossos Lugares, Nossas Histórias”.

Ciete Silvério/Prédio da Estação da Luz.

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, vai promover a sua primeira visita mediada em grupo durante a Jornada do Patrimônio, evento da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, nos dias 11 e 12 de setembro. Além disso, vai lançar o curta-documentário “Vozes da Estação: Fiorelli, o relojoeiro” e ainda organizar um encontro virtual sobre o projeto de sua reconstrução.

As visitas mediadas serão realizadas para dez pessoas por vez – todas obrigatoriamente com máscara em todo o percurso – que, ao longo de uma hora, poderão percorrer a gare da Estação da Luz e a ala histórica do museu, com término no terraço Paulo Mendes da Rocha, uma das novidades pós-reconstrução e restauração do espaço. A programação vai acontecer nos dias 11 e 12 de setembro, em dois horários: às 11h e às 15h. Para participar, é necessário agendar pelo e-mail [email protected].

“Durante o passeio, a equipe do educativo conversará com os visitantes sobre aspectos arquitetônicos e históricos da Estação da Luz e também sobre sua relação com a cidade de São Paulo”, avisa Marina Toledo, coordenadora do Educativo do Museu da Língua Portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa também promove o lançamento do curta-metragem “Vozes da Estação: Fiorelli, o relojoeiro”. Sob coordenação do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, o documentário, que estreará no canal do YouTube da instituição, apresenta uma entrevista com Augusto César Sampaio Fiorelli, responsável pela manutenção do relógio da Estação da Luz, um ofício que ele aprendeu com o avô, que foi a segunda pessoa a cuidar do relógio em toda a história da Estação. “Este documentário traz materiais que ele tem guardado há anos. O Fiorelli ainda conta as memórias da família com esse objeto histórico”, afirma Cecília Farias, pesquisadora do Centro de Referência.

Ainda dentro da programação da Jornada do Patrimônio, no dia 11/9, a partir das 16h, acontece o encontro virtual “O Restauro do Museu da Língua Portuguesa”. Especialistas que trabalharam nas obras de reconstrução e restauração do museu, assim como representantes de órgãos de patrimônio, vão participar deste bate-papo. Entre elas, Juliana Prata (Conpresp), Olivia Malfatti Buscariolli (Iphan) e Erika Hembik Borges Fioretti (Condephaat). A transmissão acontecerá pelas redes sociais (YouTube e Facebook) do Museu da Língua Portuguesa.

Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, coordenado por Camila Aderaldo, é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MLP.

Quem vem ao museu pode visitar a sala do Centro de Referência, que fica no térreo, na ala oeste, próximo ao hall do Pátio B, novo espaço expositivo do Museu da Língua Portuguesa. Por lá, podem acessar o acervo da nova exposição principal do museu, como o conteúdo das experiências Falares e Português do Brasil, e ainda consultar alguns livros (não há empréstimo).

Sobre o Museu da Língua Portuguesa:

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Temporada 2021 do Museu da Língua conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Museu da Língua Portuguesa na Jornada do Patrimônio

Visitas mediadas em grupo

Dias 11 e 12 de setembro, às 11h e às 15h (é necessário agendamento pelo e-mail [email protected] – 10 vagas por horário)

Grátis – Obrigatório uso de máscara durante todo o percurso

Lançamento do curta-metragem “Vozes da Estação: Fiorelli, o relojoeiro”

No YouTube do Museu da Língua Portuguesa

Encontro virtual “O Restauro do Museu da Língua Portuguesa”

Dia 11 de setembro, às 16h

No YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp