04/09/2021 às 19h37min - Atualizada em 04/09/2021 às 19h37min

PF abre inquérito para apurar vazamento de investigação sigilosa por Bolsonaro

O inquérito irá apurar o vazamento da investigação referente ao ataque hacker sofrido pelo TSE, feito por Bolsonaro em uma de suas lives. A investigação tramita no contexto do inquérito das fake news.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar o vazamento de uma investigação sigilosa da referente ao ataque hacker sofrido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018, feito por Jair Bolsonaro (Sem Partido) durante uma de suas lives. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A investigação foi solicitada pelo próprio TSE ao Supremo Tribunal Federal (STF), via notícia-crime. Na corte constitucional, o ministro Alexandre de Moraes – também integrante do TSE –, atendeu ao pedido pela apuração do crime de divulgação de segredo, tipificado no artigo 153, parágrafo 1°-A, do Código Penal brasileiro.

Essa investigação contra Bolsonaro tramita no contexto do inquérito das fake news, que apura a disseminação de conteúdo falso na internet e ameaças a ministros do Supremo.

A inclusão de Bolsonaro no inquérito ocorreu porque, no dia 29 de julho, o presidente usou o aparato oficial, inclusive com transmissão pela TV Brasil, emissora estatal, para atacar o processo eleitoral, as urnas eletrônicas e divulgar informações inverídicas sobre as eleições – que foram desmentidas por órgãos oficiais.

O desempenho de Bolsonaro na live também gerou uma petição protocolada no STF por um grupo de parlamentares, solicitando a investigação do presidente. Esse caso está sob relatoria da ministra Cármen Lúcia. Em agosto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento do feito.

Leia aqui o relato do TSE sobre possível conduta criminosa de Bolsonaro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp