30/08/2021 às 09h33min - Atualizada em 30/08/2021 às 09h33min

Ataque a bancos em Araçatuba – SP tem tiros, explosivos e deixa 3 mortos

Quadrilha usou explosivos, fechou rodovias e ateou fogo em veículos. Reféns foram amarrados em carros e serviram de escudos para os bandidos.

Um grupo de criminosos levou terror à cidade de Araçatuba – SP, durante ataques a três agências bancárias na madrugada de hoje. A quadrilha espalhou explosivos nas ruas do centro e usou moradores como escudo na fuga. Ao menos três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas. Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), duas pessoas foram detidas.

O ataque aconteceu no centro da cidade, onde estão localizadas várias agências bancárias. Imagens que circulam nas redes sociais, feitas por moradores, mostram os minutos de tensão enquanto o grupo efetuava disparos pelas ruas.

Após o assalto, os criminosos saíram pelas ruas e foram abordando pessoas que estavam no caminho e roubando seus veículos.

A Santa Casa de Araçatuba informou que quatro feridos, todos homens, estão sendo atendidos na unidade. Três foram feridos por tiros e um por explosivo.

Entre os feridos por tiros estão um homem de 28 anos, baleado no abdome e que está em estado estável; outro, de 31 anos, foi baleado no rosto e nos braços e precisou ser intubado, e uma outra vítima, de 31 anos, foi ferida nas pernas, braços e na cabeça de raspão e precisou passar por cirurgia. Um homem de 25 anos foi atingido por um explosivo e sofreu amputações nos dois pés.

Por decisão da prefeitura, as aulas das escolas municipais estão suspensas. O mesmo foi recomendado para a rede estadual. O transporte público também foi suspenso na área central da cidade.

Segundo a Policia Civil de Araçatuba, entre os mortos, dois seriam civis – uma vítima foi encontrada morta dentro de um carro e a outra, caída na rua – e o terceiro seria um criminoso, morto durante confronto com a polícia no bairro rural Taveira. O coronel Álvaro Batista Camilo, secretário de Segurança Pública em exercício de São Paulo, informou ainda que o grupo usou drones para monitoras a resposta de policiais à ação.

O valor roubado das agências ainda não foi confirmado, mas os criminosos teriam conseguido acesso a um cofre subterrâneo de um dos bancos.

Em nota, a SSP disse que “estão em andamento buscas para a localizar os criminosos. Unidades territoriais da PM de Araçatuba, com o apoio de equipes de Bauru – SP, São José do Rio Preto – SP e Presidente Prudente – SP, além do Águia e da Polícia Civil participam das diligências”.

Uma equipe do Grupo de Ações Tática Especiais (GATE) também está em deslocamento para o município para desmontar os explosivos deixados pelos criminosos. Em entrevista à Globonews, o capitão da PM Alexandre Guedes informou que seriam 14 os pontos com explosivos na cidade.

A suspeita é de que entre 20 a 30 pessoas participaram dos ataques. Segundo a força, pelo menos dez carros foram utilizados na ação e algumas entradas da cidade foram fechadas pela quadrilha para evitar que reforços policiais cheguem ao local.

O caso é investigado pelo DEIC de Araçatuba, com apoio da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp