27/08/2021 às 15h45min - Atualizada em 27/08/2021 às 15h48min

Thyssenkrupp amplia iniciativas antitabagismo para três fábricas no Brasil com adesão da unidade de Ibirité – MG

Projeto transformou plantas de Campo Limpo Paulista – SP e Santa Luzia – MG em ambientes livres de tabaco com apoio médico e custeamento de 60% do valor dos medicamentos. Em Ibirité – MG, empresa também começa o acompanhamento clínico e vai custear do valor dos remédios.

Na foto estão: Robson Marinho – Operador de Produção na Forjaria; Sulamide Marinho – esposa do colaborador que também deixou de fumar na 1ª turma do programa; Amadeu Crodelino – COO thyssenkrupp Metal

Para marcar o Dia Nacional contra o Tabaco (29/08), a Thyssenkrupp está ampliando as ações antitabagismo com o lançamento de um programa de apoio aos colaboradores na unidade Springs & Stabilizers de Ibirité – MG. Com isso, já são três as fábricas do grupo no Brasil que contam com iniciativas do gênero. As outras duas plantas, em Campo Limpo Paulista – SP e Santa Luzia – MG, que somam 2,5 mil colaboradores, tornaram-se ambientes livres de tabaco em janeiro de 2020, após a implementação do programa PARE nessas localidades.

Com plantas em São Paulo e Ibirité, a Thyssenkrupp Springs & Stabilizers vai aplicar as iniciativas na fábrica mineira, onde trabalham mais de 300 pessoas. O primeiro passo é a retirada dos fumódromos, em 27 de agosto. No decorrer do mês, a divisão vai promover palestras de conscientização com profissionais de saúde e viabilizar o acompanhamento médico, psicológico e nutricional, além de fornecer medicamentos aos colaboradores que tiverem interesse em buscar ajuda para parar de fumar.

“As mesmas iniciativas foram implementadas na fábrica de São Paulo oito anos atrás, então sabemos que é um caminho efetivo. As ações funcionaram tanto que garantem um baixo indicador de fumantes até os dias de hoje, mas vamos aproveitar essa aplicação em Ibirité para estender aos 700 colaboradores e prestadores de serviço paulistanos, como um processo de reciclagem”, conta Sandra Quagliato, Gerente de Recursos Humanos da Thyssenkrupp Springs & Stabilizers.

Já o programa PARE, criado em 2018 pela Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, já atendeu mais de 150 colaboradores e terceirizados, além de seus respectivos familiares. Entre as iniciativas, a empresa oferece apoio psicológico e médico, como também custeamento de 60% do valor dos medicamentos e de adesivos de nicotina para auxiliar no tratamento do vício para os participantes. Estruturalmente, os fumódromos, que antes eram localizados no interior da fábrica, foram transferidos para uma área externa da unidade.

Como resultado, 70 pessoas que já passaram pelo projeto conseguiram parar de fumar. Na fábrica de Ibirité, mais de 10% do público é fumante, entre colaboradores e terceirizados.

“A ampliação das iniciativas antitabagismo reflete o compromisso da Thyssenkrupp com a saúde dos colaboradores. Qualidade de vida é primordial e deve estar sempre em primeiro lugar, por isso investimos em ações de saúde para aumentar o bem-estar e a satisfação de todos que fazem parte do nosso time. Parar de fumar é uma missão extremamente difícil, mas temos o objetivo de ajudá-los nessa meta”, afirma Camila Macedo, Gerente de Recursos Humanos da Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo.

“Trabalho há 21 anos na Thyssenkrupp e depois de um tempo fumando, percebi que era algo muito ruim não apenas para a saúde, mas para o meu trabalho. Felizmente, convenci minha esposa a participar do programa aqui na empresa – o que foi maravilhoso, pois ela também parou de fumar. Agradeço o apoio que recebemos. Agora, a minha filha até me abraça mais, tenho muito orgulho por ter conseguido parar”, conta Robson Marinho, operador de produção na fábrica de Campo Limpo. Ele ainda aconselha aos que estão tentando parar: “Não é fácil, mas o esforço é recompensador”, conclui.

No Brasil 162 mil pessoas morrem todos os anos devido ao tabagismo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde. Além disso, o instituto estima que R$ 125 bilhões são gastos anualmente com doenças e incapacitações relacionadas ao uso do tabaco.

Fábrica livre de tabaco

O programa PARE, da Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com 2.500 colaboradores em que 150 deles revelaram ser dependentes de tabaco. Após esse mapeamento, a empresa promoveu uma palestra informativa sobre antitabagismo com médico cardiologista, a fim de encorajar as pessoas a participarem do programa. A adesão foi de 77% dos fumantes, considerando as duas plantas da unidade.

Desde então, o programa segue apoiando os colaboradores que desejam abandonar o vício, por meio de suporte médico e psicológico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp