27/08/2021 às 14h03min - Atualizada em 27/08/2021 às 14h03min

Empresas da região Sudeste são as que mais aderiram aos bancos digitais nos últimos anos, diz estudo

Para entrevistados, bancos digitais modernizaram o setor ao trazer agilidade e menos burocracia.

Levantamento do banco digital BS2 revelou que as PMEs da região Sudeste foram as que mais aderiram aos bancos digitais nos últimos anos. Foram ouvidos líderes de pequenas e médias empresas da região, entre os dias 24 de junho e 13 de julho de 2021.

De acordo com o levantamento, 49% das empresas da região que possuem conta em bancos digitais abriram a conta nos últimos dois anos. Entre as empresas que ainda não trabalham com bancos digitais, 62% afirmam que pretendem utilizá-los no futuro, ficando apenas atrás da região Nordeste, onde 71% dos entrevistados afirmam ter interesse em abrir contas nos novos bancos.

Sobre os critérios que fariam as empresas da região mudarem de banco, os empresários e gestores apontaram menores tarifas, agilidade no atendimento, rentabilidade e fácil utilização de aplicativo ou plataforma.

“É possível constatar que a população brasileira já reconhece as soluções dos bancos digitais no mesmo nível ou até superiores as dos bancos tradicionais", afirma Breno Guelman, executivo do BS2. "Essa transformação foi primeiro percebida na Pessoa Física e agora começa a ficar evidente para as Pessoas Jurídicas, em especial para as PMEs que representam a maior parte das empresas no país”, completa.

Segundo a pesquisa, Sudeste e Nordeste estão empatados no número de entrevistados (82%) que acreditam que os super apps facilitarão o relacionamento financeiro entre o cliente e o banco, maior número entre as regiões, enquanto é o segundo maior 80% entre quem acha que os marketplaces continuarão crescendo mesmo com fim da pandemia. A região mais uma vez traz o mesmo número do Nordeste, e está atrás das regiões Centro-Oeste e Norte (83%).

Já para 79%, o sistema bancário será totalmente integrado, enquanto 76% entendem que os bancos que não se modernizarem em processos operacionais e administrativos terão dificuldades em se manterem competitivos.

Modernização do sistema bancário

O levantamento também traz um panorama da visão dos executivos sobre o principal fator para a modernização do sistema bancário. 80% dos entrevistados veem relação entre o avanço das inovações bancárias e surgimento dos bancos digitais, e para 76% deles, a agilidade nos processos bancários também teve influência dos novos bancos. Outros 75% acreditam que inovações como o Pix e Open Banking contribuíram para as transformações no setor, menor número entre as regiões. O Nordeste é onde a maioria (83%) acredita na influência das novas tecnologias para o setor, seguido por Sul, Centro-Oeste e Norte (80%).

Quando questionados sobre o que mais mudou no sistema bancário nos últimos cinco anos, os empresários do sudeste apontaram maior velocidade nas transações (37%), aplicativo mais rápido e completo e maior automação nos processos (33%) e melhor atendimento ampliado nos seus canais digitais (29%).

Pandemia

O estudo mostra ainda o reflexo da pandemia da Covid-19 para acelerar esse processo de modernização e digitalização, além do comportamento das empresas em relação aos serviços bancários. Quase metade das PMEs do Sudeste ouvidas (43%) afirmam que sua relação com os bancos mudou nesse período. As regiões Sul (57%) e Nordeste (51%) são onde muitas companhias viram esse impacto, enquanto nas regiões Centro-Oeste e Norte, o número cai para 42%.

Durante o período, 43% das empresas abriram uma conta em um banco digital para ter acesso a outros serviços e 38% também abriram contas nos novos bancos pela agilidade no atendimento e fácil acesso a produtos e serviços. Outros 18% afirmam ter migrado de banco no período devido à cobrança de tarifas abusivas.

Além da mudança de banco, também houve impacto na utilização de produtos e serviços. Um terço dos entrevistados afirma que a empresa realizou um downgrade no plano de serviços (30%), enquanto outros (18%) realizaram a contratação de mais serviços bancários desde março de 2020.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp