24/08/2021 às 11h01min - Atualizada em 24/08/2021 às 11h05min

Projeto Cultural Social “Vagão Locomotiva – Mauá” promove aulas gratuitas de música clássica

Projeto atende crianças e adolescentes no município de Mauá com prática orquestral e apresentações com repertório para toda a família.

O projeto Vagão Locomotiva – Mauá promove aulas de música clássica de forma gratuita na cidade de Mauá – SP. As crianças recebem instrumentos musicais desde o primeiro dia de aula. Os instrumentos são produzidos no “Projeto- irmão” Fábrica Sonora Locomotiva, que fornece aulas de lutheria sustentável, na cidade de Santo André – SP. O projeto Vagão Locomotiva – Mauá foi viabilizado via Programa de Ação Cultural – ProAC / ICMS, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O ensino da arte de fazer instrumentos musicais contribuiu significativamente para a expansão de unidades do Projeto. Atualmente, o Projeto Locomotiva, “Projeto-mãe”, se ramificou, passando a atingir 400 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, permitindo acesso a ensino erudito, desenvolvendo desta forma intelecto e interação social.

O Projeto Locomotiva surgiu em 2008, após visita do maestro Rogério Schuindt ao Projeto El Sistema na Venezuela, criado em 1975, pelo Maestro José Antonio Abreu. “Apliquei aqui no Brasil os pilares do projeto original que são aulas diárias, gratuitas e apresentações frequentes, pois mais que talento, dedicação é a chave para a formação musical”, explica Rogério Schuindt.

Sérgio Schuindt, presidente do projeto Locomotiva, observa que o Projeto Vagão “Abre portas ainda para profissionalização dos alunos”.

“É emocionante poder contribuir com a multiplicação de talentos através do ensino de música orquestral e geração de empregos em locais de alta vulnerabilidade social, e em especial poder acolher os que mais necessitam, neste momento tão singular que estamos vivendo", finaliza o maestro Ricardo Calderoni, Diretor do Projeto.

As aulas do Vagão Locomotiva – Mauá ocorrem presencialmente na Av. Itapark, 2826, e também no formato online, de acordo com os ajustes de calendário definidos pelas autoridades em prol da prevenção ao Coronavírus.

Para conhecer o Projeto: [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp