10/08/2021 às 10h44min - Atualizada em 10/08/2021 às 10h44min

Cresce em 93,6% o número de mães interessadas em doar leite materno durante a pandemia da Covid-19

Especialistas explicam que o aumento se deu pela preocupação das mães em proteger à saúde do bebê, com destaque para a amamentação como a principal oferta de cuidado.

Especialistas do Banco de Leite do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) têm observado aumento no número de mães interessadas em doar leite materno, além dos cuidados relacionados à amamentação. No início da pandemia da Covid-19, o setor recebeu 147 ligações em seis meses, que representa 93,6% do total de ligações recebidas em um ano se comparado a 2019. Boa parte das ligações foi feita por mães em busca de orientações sobre o processo de doação do leite materno e do fornecimento do produto doado aos bebês.

“Esse panorama nos surpreendeu, pois imaginávamos uma queda exponencial tanto nas doações devido ao isolamento social e ao medo da exposição das pessoas em áreas hospitalares. Mas a conscientização sobre o tema fez com o sentimento de solidariedade prevalecesse”, destaca Adriana Moreira da Silva, enfermeira do Banco de Leite Humano do HSPE.

Ainda de acordo com a enfermeira, o leite materno é considerado o alimento mais completo e deve ser ofertado ao bebê exclusivamente até o 6° mês, além de mantido na alimentação da criança de forma complementar até dois anos de idade ou mais. Adriana destaca ainda que o aleitamento materno é tão importante para a mãe - pois ajuda na recuperação pós-parto, no restabelecimento do peso adequado e a diminuir o risco de desenvolver doenças como o câncer de mama e ovário - quanto para o bebê por auxiliar no desenvolvimento e na aquisição de anticorpos com repercussões positivas na saúde ao longo da vida.

Há pouco mais de cinco meses, Tatiane Soares, 38 anos, mãe do Thales de um ano, decidiu que queria compartilhar o cuidado que concede ao seu bebê, por meio do leite materno, para outras crianças que também necessitam do aleitamento. Desde então, a auxiliar de enfermagem chegou a doar 600 ml por dia ao Banco de Leite do HSPE. "Eu percebi que com a quantidade de leite que ainda produzo eu poderia tanto complementar a alimentação do meu filho, que já está na fase de consumir outros alimentos, como ajudar na nutrição de outros bebês", comenta.

Aleitamento materno, amamentação e a Covid-19

Para as mães que contraíram a covid-19 é indicado suspender a doação de leite humano, respeitando o protocolo de segurança técnica e controle de qualidade estipulado pela ANVISA para a seleção de doadoras.

Já para as mães que amamentam a orientação é não suspender o ato, pois as evidências mostram que os benefícios superam os riscos, facilitando a transmissão de anticorpos para a proteção e saúde do bebê.

No entanto, a mãe deve manter os cuidados básicos, como usar máscara e higienizar corretamente as mãos, para evitar contágio da doença ao ter contato com o recém-nascido.

Como doar

O Banco de Leite Humano do HSPE recebe doações e realiza coleta externa na região. Basta a possível doadora entrar em contato pelos telefones (11) 4573-8172 ou (11) 4573-8247 e fazer um agendamento que a equipe do hospital vai até a residência dela para entrevistá-la e avaliá-la. Na ocasião, ela recebe toda a orientação de higiene, como ordenhar o leite, conservá-lo adequadamente, além de fornecer o material necessário para a coleta.

Qualquer mulher em fase de amamentação pode ser uma doadora, basta ser saudável e não tomar medicamento contraindicado para esta fase.

É importante ressaltar que todo leite doado é analisado e passa por testes de qualidade, processamento, pasteurização e só então é ofertado aos bebês prematuros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp