27/11/2019 às 11h08min - Atualizada em 27/11/2019 às 11h08min

Jundiaí vence prêmio de melhor destino turístico rural no Estado de São Paulo

Turismo rural é o principal segmento do turismo em Jundiaí, responsável por quase 70% do fluxo turístico do município e que vem crescendo significativamente.

Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação - Marcela Moro (à direita), com a equipe da UGAAT e representantes do prêmio: indicada pela primeira vez, Jundiaí venceu outras três cidades

Por voto popular e escolha de um júri, Jundiaí - SP foi escolhida como o melhor destino turístico rural do Estado de São Paulo no prêmio Top Destinos Turísticos. O evento, realizado na noite da segunda-feira (25) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contou com a presença do governador João Dória (PSDB) e do secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, que recebeu o prêmio, esta foi a primeira vez que Jundiaí foi indicada, e a vitória foi surpreendente.

“Não é a cidade que se inscreve no prêmio, e sim há uma indicação popular: fomos informados de que Jundiaí era finalista, e é um motivo de orgulho ver nosso turismo rural ser valorizado em âmbito estadual”, afirma Marcela, que esteve acompanhada por Gabriela Raffanti e Edileine Leone, assessoras do Departamento de Turismo.

A 2ª edição da premiação reuniu representantes de 70 cidades paulistas que concorreram em 16 categorias. O objetivo foi identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, em categorias que incluíam desde turismo de compras e negócios até turismo religioso, cultural e esportivo. Jundiaí concorreu, na categoria Turismo Rural, com as cidades de Agudos, Jacupiranga e Registro.

Parabenizando os participantes, o governador destacou a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades. “Reforçamos a importância do tratamento profissional desse segmento, e parabenizo a todos aqui presentes que, em seus municípios, ajudam na divulgação do turismo”, afirmou Dória.

O Turismo Rural é o principal segmento do turismo em Jundiaí, responsável por quase 70% do fluxo turístico de Jundiaí e que vem crescendo significativamente. A administração Luiz Fernando Machado tem trabalhado inclusive para incentivar o setor, investindo em legislação específica e ampliando o número de rotas turísticas, que hoje são seis, sendo cinco rurais: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva, Vinho e, mais recentemente, Terra Nova. Elas podem ser consultadas aqui. A criação das rotas aumentou o fluxo de turistas em cerca de 15%, segundo a diretora Marcela Moro.

Em termos de infraestrutura, Jundiaí conta no total com 22 adegas, dez museus, 126 atrativos turísticos, sete parques, cinco fazendas com estrutura para recepção turística e 86 sítios produtivos com atividades de turismo rural.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp