30/07/2021 às 09h37min - Atualizada em 30/07/2021 às 09h37min

Desemprego fica em 14,6% e atinge 14,8 milhões no trimestre encerrado em maio, aponta IBGE

Taxa de desemprego foi a segunda mais alta da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um contingente de 14,8 milhões de pessoas buscando por uma oportunidade no mercado de trabalho no país.

De acordo com o IBGE, esta foi a segunda maior taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012.

A taxa recorde, de 14,7%, foi registrada nos dois trimestres imediatamente anteriores, fechados em março e abril. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

O IBGE apontou que o desemprego ficou estatisticamente estável em relação aos dois trimestres anteriores, graças ao trabalho por conta própria, que cresceu no período.

De acordo com a pesquisa, a população na força de trabalho, que inclui os trabalhadores ocupados e desocupados, cresceu em 1,2 milhão de pessoas. Esse crescimento foi puxado pelo contingente de ocupados, que aumentou em 0,9% na comparação com o trimestre anterior, o que representa 809 mil pessoas a mais ocupadas no mercado de trabalho.

O aumento da ocupação se deu, exclusivamente, por causa do trabalho por conta própria, única categoria profissional que cresceu no período, tendo registrado um avanço de 3%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp