24/07/2021 às 11h51min - Atualizada em 24/07/2021 às 11h51min

Em um ano, 377 brasileiros perderam o emprego por hora, diz TV

Em abril deste ano, no último dado disponível, o Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados, 3,3 milhões a menos do que no mesmo mês de 2020. No pior momento da crise, quase 1,4 mil brasileiros eram demitidos por hora, diz levantamento do IDados.

Um levantamento realizado pela consultoria IDados e divulgado com exclusividade pela Globonews mostrou que entre abril de 2020 e abril de 2021 3,3 milhões de pessoas deixaram de trabalhar – são 377 desempregados por hora. Trata-se de um dos reflexos da crise provocada pela pandemia da covid-19.

O levantamento foi feito com base nos indicadores de abril da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a emissora, a situação registrada em julho e agosto do ano passado foi ainda pior – em média, 1.300 empregos perdidos por hora.

“De fato a pandemia afetou o mercado de trabalho e afetou fortemente, forte negativo. Se a gente olha essa evolução mês a mês, a gente vê que foi exatamente isso que aconteceu, foi primeiro caindo fortemente e depois começou a reverter. À medida que ao longo do segundo semestre do ano passado começou a haver uma recuperação do emprego, a gente começou observar quedas cada vez menores”, explicou à Globonews Bruno Ottoni, economista e pesquisador do IDados.

A taxa média de desemprego no Brasil foi de 14,7% no primeiro trimestre do ano, uma alta de 0,8 ponto percentual na comparação com o último trimestre de 2020 (13,9%). Isso corresponde a mais 880 mil pessoas desocupadas, totalizando 14,8 milhões na fila em busca de um trabalho no país.

Essas são a maior taxa e o maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série histórica do IBGE, iniciada em 2012.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp