15/07/2021 às 11h31min - Atualizada em 15/07/2021 às 11h33min

Intenção nunca foi vender as vacinas, mas ser um facilitador do negócio, diz dono da Davati

“A Davati não vende vacina da Covid-19 e não tem relacionamento direto com os produtores”, afirmou o empresário Herman Cardenas em meio a denúncias de propinas envolvendo as negociações para a aquisição de vacinas da Astrazeneca pelo governo de Jair Bolsonaro.

O empresário Herman Cardenas reconheceu que não tinha à mão nenhuma das 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca. Representantes da empresa negociaram a venda dos imunizantes com o governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido) em fevereiro e março deste ano. A entrevista foi concedida ao jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o presidente da Davati Medical Supply, empresa com sede no Texas (EUA), a empresa seria apenas uma facilitadora do negócio entre a fabricante da vacina contra Covid-19 e o governo brasileiro, mediante uma comissão que ele não informou o valor. A AstraZeneca nega que negocie venda para empresas privadas.

“A Davati não vende vacina da Covid-19 e não tem relacionamento direto com os produtores. A razão do oferecimento da vacina para o Brasil foi porque, através de parceiros, ficamos sabendo que teria uma outra maneira de conseguir a venda”, disse ele.

Segundo Cardenas, havia grupos interessados na alocação da vacina, especificamente da Astrazeneca. "Nós nunca dissemos que tínhamos uma relação direta com a Astrazeneca e nunca foi passada essa informação para ninguém".

“Nossa intenção nunca foi vender as vacinas, mas apresentar as partes porque a Davati não tem as vacinas da Covid. Não tínhamos a garantia que conseguiríamos oferecer as 400 milhões de doses da vacina. O número apareceu em nossa proposta porque, quando perguntamos ao Cristiano quantas doses o Brasil precisava, ele disse que a população do Brasil é de cerca de 200 milhões de pessoas”, continuou.

O empresário disse que calculou duas doses por pessoa, mas que esse número “nunca foi uma garantia”. “Nunca dissemos que tínhamos as 400 milhões de vacinas na oferta”, prossegue Cardenas. “Cristiano nos pediu para ajudar o governo a achar os 400 milhões”.

Cardenas diz não ter ouvido relato de pedido de propina na negociação e criticou seu representante no Brasil para o negócio, Cristiano Carvalho, que, segundo o empresário, é um vendedor autônomo e representou a empresa apenas nesta tentativa de negociação. Cristiano depõe nesta quinta-feira (15) na CPI da Pandemia, no Senado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp