15/07/2021 às 00h01min - Atualizada em 15/07/2021 às 00h01min

Pedido da cúpula da PGR para que Aras apure falas de Bolsonaro sobre urnas recebe mais 31 assinaturas

Pedido foi apresentado por cinco dos 73 subprocuradores; agora, número chegou a 36. Presidente tem defendido adoção do voto impresso, já julgado inconstitucional pelo STF.

O pedido da cúpula da Procuradoria Geral da República (PGR) para que o procurador-geral, Augusto Aras, apure as declarações de Jair Bolsonaro (Sem Partido) sobre as urnas eletrônicas recebeu nesta quarta-feira (14) as assinaturas de mais 31 subprocuradores.

Na terça-terça (13), cinco subprocuradores apresentaram o pedido, que agora conta com o apoio de 36 dos 73 subprocuradores. A ação, criou uma saia-justa para Augusto Aras e aprofundou a crise interna no órgão.

Bolsonaro tem defendido a adoção do voto impresso, já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, o presidente chegou a dizer que, sem a impressão do voto, o Brasil pode não ter eleições em 2022.

O ofício dos subprocuradores cobra de Augusto Aras “atuação efetiva, firme e preventiva” em defesa “da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais” tal como determina a Constituição.

Em resposta às recentes declarações de Bolsonaro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, já afirmou que atuar para impedir a realização de eleições configura crime de responsabilidade.

Para os subprocuradores, “as declarações de Bolsonaro parecem ultrapassar os limites do mero e intangível exercício do direito constitucional à liberdade de expressão e podem configurar abuso de poder, com reflexos graves não apenas na normalidade do processo eleitoral, mas, agora, na sua própria existência”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp