02/07/2021 às 13h47min - Atualizada em 02/07/2021 às 13h47min

FEMAMA alerta que mulheres que se vacinaram contra a Covid-19 devem esperar 2 a 4 semanas para fazer mamografia

Algumas pessoas apresentam os gânglios aumentados após tomar o imunizante, o que afeta o resultado do exame mamografia; as linfonodopatias podem ocorrer após injeções e outras vacinas também.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) mantém seu alerta sobre os cuidados que as mulheres devem ter para realizar mamografia após receberem a vacina contra a Covid-19. Isso porque algumas pessoas podem desenvolver linfonodopatias axilares, um evento raro, que é o aumento dos linfonodos (gânglios), mas que pode ser causado por qualquer injeção ou vacina, não apenas pelos imunizantes contra a Covid-19.

A informação é confirmada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, pela Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), que já divulgaram recomendações para conduta frente à linfonodopatia axilar em pacientes que receberam recentemente a vacina para Covid-19.

“Por isso, nossa recomendação é que os agendamentos de exames de mamografia em pacientes sejam realizados antes da primeira dose da vacina ou, então, duas a quatro semanas depois da aplicação da segunda dose”, afirma Dra. Maira Calfelli Caleffi, mastologista e presidente voluntária da Femama. “Porém, se a linfonodopatia permanecer, recomendamos a investigação, sugiro a biópsia do linfonodo para excluir a malignidade mamária ou de outra origem extramamária”.

A Femama também esclarece que as vacinas contra a Covid-19 não provocam câncer de mama, ao contrário do que dizem notícias falsas que circulam na internet. "Isso não é verdade, as vacinas não provocam câncer e nem facilitam a descoberta da doença", garante a Dra. Maira. “É importantíssimo que as mulheres retomem o quanto antes seus exames periódicos de mamografia e exames com o mastologista ou seu ginecologista”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp