29/06/2021 às 19h14min - Atualizada em 29/06/2021 às 19h14min

Nomes homônimos: saiba quais são os mais comuns e como a coincidência pode facilitar fraudes

Levantamento feito pela proScore aponta que no Brasil existem mais de 78 mil pessoas chamadas Maria José da Silva. Nomes como Maria, José, Antônio e João, estão entre os que possuem o maior número de homônimos. Identificar quem é cada pessoa entre homônimos é fundamental para combater fraudes.

Você já deve ter conhecido pelo menos uma Maria ou um José na sua vida. Pode ter certeza que sim. Eles são milhões espalhados pelo Brasil. De acordo com um levantamento feito pela proScore, bureau digital de crédito e authority de score, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, existem milhares de pessoas homônimas, ou seja, que têm o mesmo nome.

Maria José da Silva é a campeã em homonomia. São 78.403 pessoas que possuem este nome e sobrenome. Em segundo lugar vem Maria Aparecida da Silva com 53.743 homônimos. E não para por aí, se tirarmos apenas a preposição “da”, encontramos 5.329 Maria Aparecida Silva. “Essa diferenciação de preposições é um dos diferenciais que existem sobre o aspecto de identificação de similaridade fonética para análise preventiva de fraudes” explica Mellissa Penteado, CEO da proScore.

Entre os 20 primeiros nomes da lista, temos 35.256 pessoas chamadas José Carlos da Silva, 28.978 com o nome de João Batista da Silva e 20.099 se chamam Antônio Pereira da Silva. Já Givaldo Severino dos Santos aparece entre os nomes do fim da lista com 13 xarás. O levantamento levou em conta dados da base da ProScore, uma das maiores do País.

Homônimos geram situações, no mínimo, engraçadas. Mas ter uma pessoa com o mesmo nome também pode causar aborrecimento caso haja alguma fraude. Nesses casos, podem ocorrer até problemas com a Polícia, Receita Federal, Justiça e cobranças por dívidas que não foram feitas pela pessoa.

De acordo com a proScore, as validações cadastrais e monitoramento de carteiras de clientes são de extrema importância para ações preventivas à fraude, o que proporciona maior eficiência operacional e, consequentemente, financeira das empresas que utilizam dessas soluções. “Essa questão da homonomia é extremamente importante dentro da atividade econômica. Por isso, a necessidade das empresas e comércios utilizarem ferramentas de prevenção de riscos e fraudes. Nosso cadastro tem milhares de homônimos, o que demonstra o tamanho do risco”, esclarece Mellissa Penteado, fundadora e CEO da proScore

Ela ressalta ainda que o cuidado não deve ficar restrito à empresa, mas as pessoas físicas podem contratar verificação de CPF, caso do meuAlerta, um sistema que monitora 100% do tempo o CPF garantindo que qualquer alteração seja comunicada.

Significados

Mas por que os nomes Maria e José são tão populares? A explicação pode estar no Cristianismo. O nome Maria é um dos nomes mais comuns do mundo há séculos – nome dado à mãe de Jesus segundo o Cristianismo e significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Já o nome José significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”'. Era muito comum entre os judeus na Idade Média e nos primórdios foi pouco frequente entre os cristãos. Ganhou popularidade na Espanha e na Itália no fim da Idade Média, pela veneração a São José. Existe em três personagens bíblicos. O primeiro no Antigo Testamento, como o 11° filho de Jacó e Raquel, que ficou conhecido depois como José do Egito.

Favoritos também entre as celebridades

Artistas e celebridades também gostam de colocar nomes mais populares em seus filhos. O casal global Taís Araújo e Lázaro Ramos colocou Maria Antônia na filha, hoje com seis anos. A também atriz Deborah Secco e o fotógrafo Hugo Moura escolheram Maria Flor para a filha que atualmente está com cinco anos. Paloma Duarte e Juliana Paes têm filhos com o nome "Antônio". Já o casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert têm em casa um "João".

O cantor sertanejo Leonardo tem o seu José em casa. O seu filho, cantor e compositor, José Felipe ou Zé Felipe, hoje com 23 anos. É um nome que também agrada, segundo o relatório da proScore, já que existem 1.400 pessoas chamadas José Felipe da Silva e 811 José Felipe dos Santos.

Com tantos nomes iguais no país, Mellissa Penteado faz um alerta. “Não checar um simples nome pode, eventualmente, resultar em grandes prejuízos para as empresas. A tecnologia avança a cada dia nessa área e temos que ser cada vez mais rápidos para evitar fraudes e riscos”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp