25/06/2021 às 12h36min - Atualizada em 25/06/2021 às 12h36min

Barueri – SP aposta em qualificação tecnológica de professores e alunos e se torna exemplo de educação pública do futuro no Brasil

Programa conduzido desde 2018 rendeu à cidade na Grande São Paulo a certificação como primeira rede de referência do Google for Education no país; Tecnologia, aliada à metodologia voltada para a transformação digital, torna o aluno mais engajado nas aulas e as famílias mais satisfeitas com o resultado na escola.

Alunos, pais e professores de escolas públicas estão vivendo um momento de grande transformação na educação.

A inclusão digital e a adoção do ensino híbrido - em que se combinam aulas remotas, presenciais, síncronas e assíncronas, com o uso de vários recursos - ganharam força e se tornaram uma necessidade ainda maior com a pandemia.

Cidades que já estavam investindo na preparação de professores para esse modelo que têm a tecnologia como aliada no aprendizado estão colhendo agora os frutos e saindo na frente nessa evolução.

Barueri – SP, município de 266 mil habitantes, é um exemplo bem-sucedido dessa mudança de mentalidade na educação. Desde 2018, a secretaria de educação do município está preparando os professores da rede pública e fazendo um trabalho contínuo com eles em parceria da empresa Colaborativa, especialista em transformação digital na educação, que também participa de programas do gênero em outras cidades do país.

O programa envolve 108 escolas da cidade e, entre medidas adotadas no município desde de 2018, estão a iniciativa de preparar e formar alunos-tutores Google e a capacitação contínua de 2815 professores para a utilização dos recursos do Google for Education a aliadas a metodologias inovativas indicadas para ministrar conteúdo de aulas no formato do ensino híbrido. No total, 66 mil alunos são beneficiados com o programa.

Um dos resultados desse profundo trabalho resultou em uma importante e inédita certificação no Brasil: Barueri acaba de se tornar a primeira cidade do país a ter uma rede de ensino com o selo de referência do Google for Education. Para conseguir esse reconhecimento, as escolas precisam atingir metas estabelecidas pelo próprio Google em suas iniciativas pedagógicas. O gigante da tecnologia incentiva e reconhece essa distinção em escolas do mundo todo.

Assim, pode-se dizer que Barueri faz história e se torna uma referência mundial em ensino, além de ser um exemplo inspirador para escolas públicas no Brasil.

Entre as medidas adotadas em Barueri nos últimos anos estão a iniciativa de preparar alunos-tutores e o treinamento de 2815 professores com as ferramentas indicadas para ministrar conteúdo de aulas no formato do ensino híbrido. No total, 66 mil alunos são beneficiados com o programa.

A tecnologia já faz parte do dia a dia dos professores de Barueri. Milhares de alunos são impactados diretamente com conteúdos pedagógicos e aulas que são preparados por professores qualificados que contribuem para o aprendizado significativo e para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI. A tecnologia, aliada à metodologia pedagógica encurtam distância e promovem o aprendizado.

Inicialmente, sete escolas públicas de Barueri foram reconhecidas pelo Google, mas o projeto continua, com a intenção de certificar novas unidades.

A certificação do Google for Education é também de extrema relevância para os professores, que ganham assim um reconhecimento internacional.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp