25/06/2021 às 09h27min - Atualizada em 25/06/2021 às 09h27min

Por que a inteligência financeira é o primeiro passo para o sucesso?

Inteligência financeira se trata de quando você não apenas sabe mas também consegue ter domínio sobre seus ganhos, gastos e o próprio dinheiro.

Inteligência financeira é um dos temas mais discutidos hoje, isso porque ele é importante para a vida de qualquer pessoa. Afinal, quando é que as finanças não são uma preocupação?

Ainda sim, muitos não sabem ou apenas ouviram falar um pouco do que realmente do que se trata.

Portanto, no artigo de hoje, apresentaremos para você: o que significa inteligência financeira e como ela pode fazer a diferença. Aproveite e boa leitura!

Inteligência financeira: o que é?

Inteligência financeira se trata de quando você não apenas sabe mas também consegue ter domínio sobre seus ganhos, gastos e o próprio dinheiro.

Ter inteligência financeira não se aplica exclusivamente aos ricos, mas sim a todos que mexem com dinheiro, diferente do que muitos pensam. Aliás, este ainda pode fazer a pessoa alcançar o estado de riqueza o que, de fato, é uma proposta muito interessante.

Pessoas mais maduras, já na terceira idade, não só precisam como devem também continuar a ter um cuidado com suas finanças. Hoje o mercado está preocupado em oferecer empréstimos para idosos acima de 80 anos e garantir que eles tenham baixas taxas e contem com parcelas a longo prazo também.

Inteligência financeira: quando começar?

Mas, para que tal fato aconteça, é preciso dar o primeiro passo. Não basta apenas querer. Aqui, a ação certa com seu salário, pró-labore ou qualquer outra quantia que consiga deve tomar o rumo certo.

Vamos imaginar que uma pessoa chamada Rafael gastasse apenas R$ 500,00 e investisse os outros R$ 500,00. É correto afirmar, por tal situação, que este possui inteligência financeira.

Ele cobriu seu custo de vida, presenteou-se com alguns pequenos luxos e ainda investiu uma parte do que conquistou em algo que, possivelmente, lhe dará total liberdade financeira no futuro.

E isso não é só permitido ao Rafael mas a todos que fazem parte deste mundo em que vivemos.

Inteligência financeira e as compras a prazo

Ter Inteligência financeira vai extremamente contra as compras a prazo. Quando alguém faz uma compra de um item que não precisa (ou até precisa, mas não se encontra na melhor situação para comprar) em 10 prestações, por exemplo, podemos dizer que a pessoa em questão não possui inteligência financeira.

Ainda que a parcela seja tentadora, esta não é nem de longe a melhor prática quando falamos de investimentos, principalmente quando abordamos o assunto deste artigo.

Inteligência financeira se trata de pensar no futuro. É viver abaixo daquilo que o seu padrão de vida permite para que seja capaz de alcançar um objetivo. Não tem a ver com escassez ou “pão-durismo”, mas sim em ser inteligente e planejar para o seu futuro.

Existem três atitudes que são fundamentais para que alguém seja capaz de colocar a inteligência financeira em prática, a ponto de não precisar mais se preocupar com o dinheiro. Estas são:

Proteja seu dinheiro

Para que esta prática seja eficaz, é preciso entender que o seu dinheiro deve ser respeitado quase como se fosse algo sagrado. Você dá duro para conquistá-lo e este deverá ser protegido.

Entretanto, quando falamos da segurança do recurso monetário, isto pode soar um pouco estranho. Não se trata de guardar este em um cofre a sete chaves, mas sim evitar gastos desnecessários e investi-lo da maneira correta. Aliás, isto não se aplica apenas ao que está em conta ou em espécie, mas também a patrimônios.

Isso se associa à habilidade de saber destinar, de forma coerente, todo e qualquer valor que entra e sai de sua posse, e se torna muito mais fácil se a pessoa possui um orçamento financeiro.

Controle seus gastos

Com este estágio concluído, pode ficar muito feliz, caro leitor, pois metade do caminho já se foi. Controlar gastos é uma habilidade indispensável quando falamos de inteligência financeira.

Faça uma varredura em suas contas para identificar quais são os pontos onde mais existem gastos e se estes podem ser minimizados. Na verdade, o mais certo seria bloqueá-los, mas nem sempre isso será possível.

Uma boa dica também é optar sempre por cartões de crédito de confiança, como o cartão magazine luiza e cartão havan, pois eles darão a segurança que você precisa para pagar suas contas sem quaisquer surpresas no final do mês.

Para acelerar seu objetivo, caso possua dívidas pendentes de consumo, procure fazer um acordo ou ainda adaptá-las. Além de conseguir um bom desconto, será possível colocar esta atitude em prática antes do tempo previsto.

Afinal, inteligência financeira não se trata de quanto ganha, mas sim de quanto investe.

Multiplique seu dinheiro

Todos já ouviram, ao menos, uma vez a frase “faça o dinheiro trabalhar para você”, certo? Pois aqui, está será uma regra e deverá ser trabalhada dia após dia.

Para chegar neste pilar, é preciso entender que poupar e controlar é muito importante. Não adianta realizar investimentos sem, antes, guardar um pouco do seu dinheiro e, para que isso ocorra, será preciso rever o seu padrão de vida.

Procure guardar uma quantia de seu salário antes de partir para a bolsa. Durante esse tempo, pesquise e busque sobre as tendências do mercado que lhe interessa, e como este pode render para os acionistas.

E se ainda possui medo de tomar tal atitude, existem uma série de programas de investimento a longo prazo que garante a segurança de seu investimento, tal como o Tesouro direto.

Dessa forma, mesmo que pouco, seu valor investido começará a render e, gradualmente, aumentará. Logo, investir não se trata de uma ação para o agora, mas sim para garantir a sua tranquilidade no futuro.

Outra ótima alternativa também é a contratação de um empréstimo pessoal. Com ele você pode investir na compra de bens que podem, a longo prazo, retornar o valor contratado e assim ele se tornar duas vezes mais rentável. Como exemplo, muitas pessoas compram imóveis com a ajuda de empréstimos, esperam até que os valorizem e depois os revendem por um preço mais alto (tendo assim seu lucro imobiliário).

Inteligência financeira é o primeiro passo

Como podemos observar, este é o primeiro passo para que possamos nos tornar investidores. Entretanto, esta é uma base que deve ser levada para toda uma vida, se quiser manter esta prática funcional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp