24/06/2021 às 16h04min - Atualizada em 24/06/2021 às 16h04min

3.360 adolescentes da Fundação CASA se preparam para Olimpíada de Matemática

Alunos em medida socioeducativa de internação de 88 centros no Estado foram inscritos na 1ª fase da OBMEP, que ocorre a partir da próxima segunda (28/06).

Um total de 3.360 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 88 centros de atendimento da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo se preparam para participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A Olimpíada, destinada a estudantes de escolas públicas e particulares, possui duas fases. A prova da 1ª etapa acontece entre os dias 28 de junho e 03 de agosto e é aplicada pelos professores das instituições de Educação Básica inscritas.

Nos centros socioeducativos da Fundação CASA, serão os professores da rede pública estadual, via escolas vinculadoras, que aplicarão as provas. Devido à pandemia da Covid-19, a edição correspondente ao ano de 2020 acontece neste ano.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação (SEE), com coordenação da Gerência de Governança da Educação (GGE) da Fundação.

“A Olimpíada estimula o estudo da Matemática, assim como identifica talentos e promove a inclusão social pelo conhecimento, o que favorece os jovens atendidos na Fundação CASA”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Todos estão se preparando com o apoio da equipe da Fundação CASA e dos profissionais das escolas vinculadoras”.

Entenda a Olimpíada

A OBMEP possui três níveis de participação dos estudantes, conforme o grau de escolaridade: o nível 1 abrange o 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental; o nível 2 atende àqueles que estão no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; e o nível 3 se destina aos que estão em quaisquer das três séries do Ensino Médio.

A Fundação CASA inscreveu 581 adolescentes no nível 1, 975 no nível 2 e 1.804 no nível 3.

A prova da 1ª fase é objetiva, composta por 20 questões de múltipla escolha. Excepcionalmente na 16ª edição será disponibilizada uma página restrita, no site da OBMEP (www.obmep.org.br), para cada escola acessar a prova correspondente em cada nível – nos anos anteriores, as provas impressas eram enviadas às instituições de ensino.

A forma de aplicação deverá prever a manutenção da integridade física dos participantes e professores aplicadores das próprias escolas, seguindo condutas que evitem a propagação da Covid-19.

Os alunos terão duas horas e trinta minutos para responder – estudantes com deficiência que solicitarem auxílio terão uma hora a mais de tempo.

A divulgação dos classificados para a 2ª fase deve ocorrer no dia 09 de setembro. A prova discursiva, com seis questões, está prevista para ocorrer no dia 06 de novembro.

Para a 2ª etapa são classificados os estudantes que obtiveram as maiores notas na prova da 1ª fase, selecionados em ordem decrescente de nota, dentro do número máximo de vagas disponíveis para cada escola na etapa seguinte.

A OBMEP é uma competição promovida pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Sua realização conta com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp