27/05/2021 às 13h12min - Atualizada em 27/05/2021 às 13h12min

Negociações entre Butantan e o governo federal foram interrompidas depois do veto de Bolsonaro, diz Dimas Covas

Em depoimento à CPI da Covid-19, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, revelou que o governo interrompeu as negociações para a aquisição da vacina Coronavac, após Bolsonaro dizer publicamente que não “gastaria dinheiro público” com o imunizante.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, revelou em depoimento concedido à CPI da Covid-19 no Senado nesta quinta-feira (27) que o governo interrompeu as negociações para a aquisição da vacina Coronavac, produzida pelo instituto paulista, após Jair Bolsonaro (Sem Partido) dizer publicamente que não “gastaria dinheiro público” com o imunizante.

O relator Renan Calheiros (MDB) divulgou na CPI o vídeo de uma live de Jair Bolsonaro em outubro de 2020, criticando abertamente a vacina chinesa e vetando sua aquisição por parte do governo federal.

Após a exibição do vídeo, Dimas explicou que o veto presidencial foi determinante na paralisação das negociações entre Butantan e o governo federal. Ele relatou que em 20 de outubro, o então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello afirmou que a Coronavac seria “a vacina no Brasil”.

“A partir desse ponto [Bolsonaro rechaçando a vacina] é notório que houve uma inflexão. Porque infelizmente as conversações que deveriam seguir no dia seguinte, não prosseguiram. Houve uma manifestação do presidente dizendo que a vacina não seria incorporada”, destacou o médico.

“Voltamos ao Butantan, mas aí já com algumas dificuldades. Com uma incerteza com relação ao financiamento”, acrescentou, afirmando que os valores de repasse do governo seriam essenciais para a aquisição das vacinas.

Dimas afirmou ainda que, após o boicote estabelecido pelo governo, as negociações entre Ministério da Saúde e Butantan foram suspensas por três meses. “O protocolo foi no dia 19 de outubro e o contrato no dia 7 de janeiro”, elucidou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp