14/11/2019 às 21h46min - Atualizada em 14/11/2019 às 21h46min

Operação Especial CPTM - GP Fórmula 1 começa nesta sexta-feira de feriado

Haverá intervalo menor entre os trens, reforço no atendimento das estações e apresentações musicais na Estação Pinheiros.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá uma programação especial entre os dias 15 e 17/11 para atender os passageiros que utilizarão a Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú) para ir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. A Estação Autódromo fica a 800 metros do portão de acesso ao Setor G do Autódromo de Interlagos.

Confira:

Intervalo menor entre os trens

No domingo, das 15h30 às 18h, os trens circularão com intervalos de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Nos demais horários de domingo, o intervalo será de 10 minutos em toda a linha.

Entre os dias 15 e 17, haverá composições extras disponíveis caso haja aumento de demanda. Na sexta, que é feriado, os intervalos serão de 10 minutos em toda a linha. Já no sábado, das 6h às 18h, será de 7 minutos e, nos demais horários, de 10 minutos.

Atendimento especial

Também haverá reforço especial nas equipes da Linha 9-Esmeralda e em estações estratégicas como Luz e Aeroporto-Guarulhos entre os dias 15 e 17. Cerca de 100 refugiados, imigrantes e conviventes do Centro de Acolhimento Temporário vão auxiliar e orientar os passageiros da CPTM, principalmente estrangeiros, nos dias do evento. Eles são bilíngues ou poliglotas vindos de 34 países.

Intitulado “Em SP habita o mundo”, o projeto da CPTM tem o objetivo de acolher essas pessoas e inseri-las na cidade. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania e com a Secretaria Municipal de Turismo. Também tem o apoio do Fundo de Solidariedade de São Paulo e de empresas privadas que darão uma ajuda financeira pela atividade realizada na CPTM.

Apresentação musical

Quem passar pela Estação Pinheiros entre os dias 15 e 17 poderá ser surpreendido com uma apresentação de música erudita. Das 10h30 às 11h30, o músico mexicano Alejandro Ornelas e a soprano brasileira Valquíria Gomes farão um mini concerto para os passageiros.

Feira gastronômica

Os turistas também poderão aproveitar para ir em uma feira gastronômica na área externa da Estação Autódromo, no sábado e no domingo, das 10h às 20h. A feira, chamada “Open Taste na Rua” terá opções culinárias de oito países feitas por imigrantes e refugiados.

Grafite

A Estação Autódromo está mais colorida desde o último dia 13, quando ganhou grafite em homenagem à Fórmula 1. O artista Todyone, que tem sua arte urbana espalhada pela capital, grafitou um menino negro segurando o capacete do tricampeão mundial Ayrton Senna. A ideia é também lembrar do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11.

Compra antecipada de bilhetes

Para agilizar o embarque após o final do GP, a CPTM recomenda aos passageiros a aquisição antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. A compra das passagens nas bilheteiras pode ser feita normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.

A média de embarques em um sábado normal, na Estação Autódromo, é de cerca de 4,5 mil passageiros e aos domingos, de 3 mil. No fim de semana da realização da Fórmula I, a movimentação na estação gira em torno de 13 mil pessoas, tanto no sábado, quanto no domingo.

Serviço:

Operação Especial CPTM - GP de Fórmula 1

Local: Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú)

Data: sexta-feira (15)

Intervalo: 10 minutos em toda a linha

Data: sábado (16)

Intervalo: das 6h às 18h - 7 minutos

Demais horários - 10 minutos

Data: domingo (17)

Intervalo: das 15h30 às 18h - 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros

Demais horários - 10 minutos em toda a linha

Apresentação musical

Data: de 15 a 17/11

Horário: das 10h30 às 11h30

Local: Estação Pinheiros

Feira gastronômica

Data: 16 e 17/11

Horário: das 10h às 20h

Local: área externa da Estação Autódromo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp